Com gols de Gilberto, Élber, Gregore o Bahia finalmente fez uma boa exibição na temporada diante de sua torcida ao vencer o Nacional do Paraguai na noite desta quarta-feira, 12, por 3 a 0, em jogo de ida válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana.
O resultado deixa o Bahia com uma boa vantagem no jogo de volta que vai acontecer no Paraguai no dia 26 deste mês podendo perder por até dois gols para avançar na competição.

Primeiro tempo
Os primeiros minutos foram uma repetição da sina do Bahia neste ano: boa articulação, criação e até certo volume de jogo, mas… Cadê a finalização? Diante de um Nacional-PAR de marcação forte, que apostava no contra-ataques, o time baiano conseguia chegar ao ataque e contava com a boa movimentação de Élber, Clayson e Rossi na frente. O problema era o de sempre: acertar o pé. Apesar disso, o grupo não desistiu e intensificou os ataques. Aos 39, a premiação: Rossi tabelou com Flávio e tocou para Gilberto abrir o placar. Dois minutos depois, Gregore recebeu na intermediária, ajeitou e bateu para fazer um lindo golaço na Fonte Nova e o primeiro dele com a camisa tricolor.
Segundo tempo
O Bahia voltou do intervalo com o mesmo ímpeto do primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, Élber, em grande noite, aproveitou um rebote e fez o terceiro do Tricolor. Somente lá pelos 20 minutos o ânimo arrefeceu, e o Nacional conseguiu chegar ao ataque. Ainda assim, Anderson que havia entrado no lugar de Douglas que não passa por boa fase, estava lá a postos para afastar o perigo: foi assim em chutes de Benítez e em chegada de Villagra. Em vantagem, Roger resolveu se fechar mais: tirou Rossi e colocou Jadson em campo. Com isso, o Bahia administrou o placar até o fim da partida com eficiência e sem dar muitos espaços ao time adversário.
O dedo do treinador
Diante das fortes cobranças, o técnico Roger Machado fez alterações no time titular desta noite. Abalado após as falhas cometidas nas últimas partidas, Douglas deu lugar a Anderson. Na linha, Daniel perdeu o lugar e Rossi foi titular. Nenhum dos dois decepcionou. O goleiro foi pouco acionado, mas resolveu quando foi preciso. O atacante rendeu bem e ainda deu assistência para o gol de Gilberto.
Próximos jogos
As equipes voltam a se enfrentar no dia 26 de fevereiro, no Paraguai. Antes disso, neste sábado, o time profissional do Bahia entra em campo pela Copa do Nordeste: vai enfrentar o Ceará no Castelão.
CN * Globo Esporte