É muito possível encontrar coiteenses em todos estados do Brasil e também no exterior e o Calila Notícias manteve contato com alguns deles que estão fora do País, para saber como estão convivendo neste momento de crise de pandemia mundial por conta da COVID-19, doença causada pelo Coronavírus.
O CN conseguiu informações de coiteenses em diferentes continentes que trazem seus breves relatos:
EUROPEU
Itália – Começamos por onde lamentavelmente se tornou o epicentro da COVID-19, recordista no número do mortes entre todos os países do mundo. Lá o Calila Notícias localizou duas pessoas de uma mesma família, porém residente em locais diferente. Conversamos com Raimundo Freitas dos Santos que está há dez dias em quarentena na capital da Lombardia, considerado o coração financeiro do Pais.
“O meu dia começa às 7 da manhã com um copo d’água e assistir aos jornais na tv. Às 8 café da manhã. Jornal de novo… Responder mensagens do mundo inteiro em 3 ou 4 línguas para os amigos e ex colegas de escola de Coite, Salvador, Los Angeles, Londres, Moscow entre outros. Moro sozinho e devo cozinhar, lavar e passar, pois as lavanderias estão fechada. O que posso fazer é limpar o apartamento e estou fazendo. Coloco música em alto volume no PC. Leio tudo que é possível a respeito de politica e coronavírus”, afirma Raimundo.
Ele disse ainda que quando sai de casa para ir ao supermercado, usa sempre uma máscara que não é muito potente “mas tento estar de acordo com a situação do momento”, ressalta.
Falamos também com a sobrinha dele a Gracinete Freitas que mora na Itália há 13 anos. Ao tratar do assunto ela lembrou que o Coronavírus começou a ganhar força no dia 20 de fevereiro, ou seja, um mês atrás quando os meios de comunicação começaram a divulgar que um casal de turistas chineses que estava internado e teve os testes positivos para a Covid-19. Segundo ela, logo se iniciou um trabalho de controle nos aeroportos com foco na chegada de outros chineses.
“Enquanto isso já se tinha informação do foco do Coronavírus na cidade de Codogno. O primeiro caso foi de um jovem de 38 anos, casado e a esposa dele grávida estava também com o vírus, além de um amigo deles. É um contagio muito rápido, tinham 22, logo subiu para 79 com dois mortos e começou a sair do controle, foi quando o governo resolveu fechar tudo no dia 4 de março para diminuir a epidemia, mas não foi possível e a palavra de ordem agora é ficar em casa para ter o minimo de contato com outras pessoas, disse Gal como é conhecida.
Ela chamou a atenção para o crescimento muito rápido da doença em toda Itália. Dia 11 de março tinha 10 mil casos, dia 15 já tinha o dobro, dois dias depois 30 mil casos, “e só resta agora esperar pra ver o que pode ser feito, os hospitais lotados, outros sendo montados, tem chegado ajuda de vários países, inclusive da China, de Cuba, e a situação é muito triste”, lamenta a coiteense.
A titulo de informação para população coiteense, Raimundo e Gal são da família Freitas da região do Distrito de São João – Coité, mesma família do saudoso Peu do Frigórico Freitas.
Portugal – Onde reside desde 2009 a coiteense Cinthia Lopes, segundo ela a situação que o País está vivendo devido à pandemia do Coronavírus é bastante complexa já nesta fase. Portugal contava até sexta-feira, 20, com mais de 1000 infetados e 6 mortos, sendo que as autoridades acreditam que ainda não chegou ao pico da crise de contágio.
“Eu no momento estou em casa de quarentena, por ‘pelo menos’ 15 dias, ninguém sabe se esse prazo será prolongado, pois a empresa que trabalho fechará as portas a partir de segunda dia 23/03. Estou bem, até o momento a cidade onde que vivo só foi confirmado um caso. Mas o medo está instalado, ruas vazias, estabelecimentos fechados”, conta.
Ainda de acordo com Cinthia, no dia 18 foi decretado o Estado de emergência, limitando a movimentação das pessoas, encerrando muitas empresas, nomeadamente da área da restauração, shoppings… ficando a abertura limitada a empresas de setores fundamentais como farmácias, supermercados, padarias, bancos, take-ways e mesmos nestes com limitação de entrada a 4 pessoas por a cada 100 metros quadrados de área do espaço comercial.
“O Estado já lançou um tremendo pacote de ajudas às empresas, estão a ser analisadas outras medidas, como carência nos créditos bancários e no pagamento do impostos, tanto de empresas como de particulares. São milhares as pessoas que estão em casa, privadas de grande parte dos seus salários, algumas empresas já começaram a despedir pessoas”.
“A situação é muito preocupante, não apenas pelas questões relacionadas com a saúde publica do vírus, que tem afetado sobretudo de forma mais gravosa os mais velhos e os doentes com patologias crônicas a nível do sistema respiratório e imunitário, mas também pelas consequências que irá trazer a nível sócio-econômico. Fala-se e esperamos que seja apenas um exagero, que esta situação poderá trazer a maior crise econômica e social desde a II Guerra Mundial, que infelizmente, irá afetar todo o mundo. Não só em Coité como em qualquer lugar, alerto para terem cuidado, vejam o que está passando a Europa principalmente, e tomem já cuidados acrescidos no convívio social, nos locais com mais público, e que as autoridades tomem já todos os cuidados e medidas, antes que seja tarde demais, como foi na Europa”, finalizou.
A titulo de informação para população coiteense é filha do saudoso professor Geovaldo “Gordo de Lili”
Portugal – Também em Portugal conseguimos falar com a fisioterapeuta Virginia Rios que tem um consultório em Lisboa, capital do País, distante cerca de 20 km de Montijo onde mora. Ela disse que Lisboa está deserta em consequência do Coronavírus.
A titulo de informação para população coiteense, Virgínia é sobrinha da médica pediatra, Izalmir Rios popularmente conhecida por Doutora Iza.
Irlanda – Juliana Fragoso Trocoli que vive na Irlanda há 5 anos relatou ao Calila que três semanas atrás estava tudo dentro da normalidade, depois os números de casos de Coronavírus começaram a crescer muito e o País resolveu fechar escolas, creches e universidades. “Nos supermercados estão faltando muitas coisas, porque a população está estocando comida, até por conta da ter alguns problemas de nevasca e o irlandês já tem esse comportamento, agora com esse problema do Coronavírus os supermercados estão tendo fila para entrar e com horário especifico para idosos”, disse Juliana.
Ela afirmou ainda que o transporte público está funcionando normalmente, pelo menos por enquanto. A pandemia já atinge em cheio o comercio e o turismo e que ela própria já sofre as consequências, a partir deste domingo, 22, vai ficar em casa, pois o hotel onde trabalha fechou por tempo indeterminado.
Para se prevenirem da COVID-19 as pessoas nas ruas estão usando máscara e luvas e todos os lugares tem álcool e gel disponível para toda a população, os hospitais estão super lotados, não tem teste para todos as pessoas com sintomas, “vejo que aqui a Irlanda tomou medidas antes do Brasil no combate ao Covid, a polícia tem mantido todos os estabelecimentos fechados”.
Outra coisa importante que Juliana relatou é que o sistema de saúde da Irlanda não é público, ou seja, qualquer atendimento a conta chega na sua casa, e que infelizmente o atendimento hospitalar passa por muitas dificuldades, mesmo antes dessa pandemia.
A titulo de informação para população coiteense, Juliana é neta do primeiro prefeito de Coité, João Paulo Fragoso e filha da professora Tânia Fragoso.
Continente Americano
EUA – Alexsandra Roberts é professora assistente e reside no Estado do Texas, disse que está iniciando a quarentena. Segundo ela não está em pânico, mas revelou ter é medo do Coronavírus. Veja o vídeo
A titulo de informação para população coiteense, Alexsandra é filha do Senhor Braz Calixto antigo morador da Praça da Babilônia.
Oriente Médio
Líbano – No País que se ouve falar muito em guerra e que faz fronteira com a Síria está a coiteense Jamille que agora também está convivendo com a guerra contra o Coronavírus. A mesma deixou Coité há três anos para realizar um trabalho missionário.
Jamille disse ao CN que o Corona chegou mais cedo, pois o Líbano tem relações e conexões diárias com o Irã que está entre os 3 países mais atingidos.
“O Governo tentou tomar medidas rápidas. Já estamos 3 semanas sem aulas e esse período vai até dia 29 podendo se estender. Porém só na última quarta-feira foram fechadas todas as fronteiras marítimas, terrestres e o espaço aéreo. O Líbano é bem pequeno e só tem um aeroporto na Capital. Que está fechado desde a última quarta. O número de infectados é de 177 e 3 mortes. Já tem 5 recuperados Graças a Deus”.
“Agora todo o país está em casa. As escolas e universidades estão enviando assuntos e atividades online. Eu sou voluntária de uma ONG em parceria com a Igreja. Então aqui eu dou aulas no nosso Projeto com crianças refugiadas da Síria. Mas também suspendemos todas atividades. Seria terrível que o vírus chegasse no acampamento dos refugiados”, disse.
A missionaria coiteense disse ainda que apenas supermercados e farmácias estão abertos, alguns estão checando a temperatura das pessoas antes de entrarem, distribuindo luvas e tal. “Nós sabemos que evitar que o vírus se espalhe é a melhor maneira de lutar contra ele. Aqui só um hospital na capital pode tratar o problema. Então nossas orações para que as pessoas tenham bom senso SEM pânico. Que Deus nos ajude e que usemos esse tempo com sabedoria! Um abraço a todos meus conterrâneos!
A título de informação, Jamille é filha da professora, ex-vereadora, ex-secretaria de políticas públicas para mulheres da Prefeitura de Coité, Maria Eugênia, popularmente conhecida por Geninha
Turquia – Também no Oriente Médio, mas precisamente na Turquia está o jogador de futebol Wallace Reis. Coiteense que iniciou a carreira no Vitória e depois foi vendido ao Corinthians, passou também pelo Flamengo e Grêmio de onde foi transferido para o futebol turco em 2017. Atualmente defende o Göztepe.
Wallace que começou o isolamento na sexta-feira, 20, fez um breve vídeo relatando a situação por lá.
A titulo de informação, Wallace é um renomado jogador de futebol profissional com vários títulos em todas as categorias do Vitória, está na história do Corinthians como membro do elenco campeão mundial de Clubes, campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo. Ele filho de Edson Oliveira (Dindo) e neto de uma dos maiores jogadores do futebol amador coiteense o Edivaldo popular Teiú.
Sul-Americano
Argentina – O cenário está complicado na opinião da estudante de Medicina Paula Saádia Almeida, ela que deixou Conceição do Coité há cerca de 3 anos e atualmente mora e estuda em Rosário Santa Fé.
Paula informou ao CN que na última sexta-feira, 20, saiu um decreto que ninguém pode sair de casa até segunda ordem, caso contrário a pessoa é detida, embora algumas não estão levando a sério. “Só na minha cidade 29 pessoas foram detidas no primeiro dia da publicação do decreto, as fronteiras estão fechadas e o comércio também, isso inclui os supermercados e pequenos negócios. Nada está funcionando. Só é permitido sair na rua os profissionais de saúde e os policiais, alguns ônibus estão rodando em horários determinados para o uso desses profissionais. Tivermos que fazer estique de comida pra um mês, mas se a situação seguir assim vai ser complicado, porque uma hora nossa comida vai acabar, ainda tem a parte da população mais pobre do país, que não tem dinheiro para fazer um grande estoque de alimentos, já que muitos comem pelo dia que trabalha. É complicado”, afirmou Paula.
Na atualização de ontem (21/03) apontava a existência de 158 casos confirmados da Covid-19. “Mas em comparação ao Brasil está mais controlado. Com certeza isso correu porque as medidas foram tomadas mais rápidas que aí no Brasil. Mas vamos orar para esses números não aumentarem”, finalizou.
A título de informação, Paula é prima do Pastor Almeida, presidente da Igreja Batista do Avivamento em Coité
E você em que lugar deste mundo se encontra neste momento de pandemia em consequência do Coronavírus?
Manda pra gente a situação do País onde você que é coiteense está morando.
Nosso e-mail – [email protected] / zap 75 99111-3435 | 75 99167- 3409