Durante um ato bastante concorrido na manhã de sábado, 07, na sede da Câmara de Vereadores, a professora Maria Luzineide Costa Silva e a vereadora Josicelia dos Santos Nascimento, foram lançadas com pré-candidatas a prefeita e vice de Lamarão, município localizado no território do sisal.
Segundo o prefeito Dival Medeiros Pinheiro (PT), conhecido cor Dival de Memel, a escolha de Ninha, como é chamada a professora Maria Luzineide, se deu após várias pesquisas e de escutar representantes dos segmentos da sociedade e das diversas comunidades, tanto na zona rural quanto na urbana.
Ninha que atualmente ocupa a pasta de diretora geral de Educação, há pouco mais de três anos no cargo, foi secretária de Educação nos quatro anos do primeiro mandato de Dival e segundo o prefeito, a mesma foi responsável pela bom desempenho da pasta e está preparada para administrar o município, pois “fiz muito e reconheço que a muito ainda para se fazer. Recebi o município em janeiro de 2013 completamente abandonado e hoje as mudanças são visíveis”, falou Dival.
“O nosso povo, ou seja, a maioria da nossa gente quer as coisas públicas funcionando e funcionando bem. Ninha esta preparada para continuar e avançar este projeto iniciado há oito anos”, continuou o chefe do executivo.
Presença da mulher na política de Lamarão
Desde que foi emancipado em 1962, 11 prefeitos administraram o município e ao longo deste tempo, apenas duas mulheres, Regina Santos, na eleição de 2008 e Nilda Moura, em 2016, fizeram parte da chapas majoritária, mas não obtiveram êxito eleitoral, por outro lado, nos 58 anos de emancipada, três mulheres: Janisse Silva, Nilda Moura e Valdemire Simões Araújo, presidiram o poder legislativo.
Diante desta realidade, em seu pronunciamento, Ninha disse que tem uma personalidade muito forte e abraça com responsabilidade todas as causas que lhe é entregue “e não será diferente na gestão do município. Acredito na educação pública, sei onde a gestão de Dival acertou e nosso compromisso é de avançar e também sei onde deixou a desejar, afinal não é possível fazer tudo, principalmente como ele (Dival) recebeu o município em 2013 e nestes casos vamos buscar melhorar”, falou a pré-candidata. Ninha aproveitou o ato para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
Vereadores aproveitaram a janela
Neste ato, os vereadores aproveitaram o período conhecido por “janela” e migraram para outros partidos. A começar pela vereadora de seis mandatos Joce, ela que deixou o MDB e se filiou no PSD e já foi a escolhida para ser a pré-candidata a vice. Joce se junta aos vereadores Jailson de Oliveira, mais conhecido por Jai de Zé Vermelho, Luciano de Jesus Silva (Malhado) e Cleide Araujo (Keu Nadalin), eleitos em 2016 pelo PSD.
O PT que elegeu e reelegeu Dival ficou com a outra parte da Câmara. Valdemire Simões “Miri” deixou o DEM e migrou para o Partido dos Trabalhadores, assim como fez o Leocesio da Silva deixou o PSDB, Alexandre Lima o PHS, João Rosival “Dão” o PV e José Fausto “Peteca” o MDB, todos migraram para o PT.
Deputados presentes
Os deputados estaduais Osni Cardoso (PT) e Alex da Piatã (PSD) e o federal Joseildo Ramos (PT), prestigiaram o evento. Osni lembrou que Dival de Memel lhe substituiu no Consisal e testemunhou as mudanças que o município sofreu de forma positiva após as gestões do petista. Ele também destacou o comprometimento de Dival com as causas municipalistas e os projetos que mudam a vida das pessoas.
Para o deputado Alex da Piatã, Dival assumiu o município em um momento muito difícil, mas teve a capacidade de montar uma boa equipe, contar com bons deputados na representação da Assembléia Legislativa e na Câmara federal. O parlamentar convocou a comunidade para se envolver na pré-campanha de Ninha e mais fortemente no período eleitoral.
Joseildo Ramos também destacou a necessidade de que todos se unam pela continuidade do projeto e que Dival arrumou o município, “agora tá na hora de colocar o baton e esta missão ficou para Ninha”.
Posse do PT
Além de firmar a parceria com PSD visando à eleição de outro, outro fato marcou o evento, ou seja, a posse da nova diretoria do PT cuja presidência ficou com outra mulher, a professora Selma Freitas que pra fechar a manhã do sábado bastante concorrida em Lamarão cortou o bolo de 40 anos do Partido dos Trabalhadores juntamente com o prefeito.
* Esta reportagem foi publicada no mesmo dia do evento, no entanto, o site foi hackeado no dia seguinte e a matéria foi excluída, assim como todas publicações das ultimas duas semanas