Com objetivo de ajudar as gestantes, especialmente as que já estão no tempo de parir a avaliarem a real necessidade de irem para a maternidade, seguindo as recomendações mundiais ou puérperas que tenham qualquer dúvida sobre cuidados pós-parto ou com o recém-nascido, um grupo de enfermeiras obstetras de Feira de Santana em razão da pandemia do novo Coronavírus, resolveu lançar um trabalho voluntário no sentido de evitar que as gestantes se exponham ao risco de infecção pela Covid-19 e replicou o @falecomaparteirafeiradesantana, um trabalho que se originou em Recife -Pernambuco no dia 21 de março deste ano em meio a pandemia da SARS COVID-19 é está sendo replicado em várias capitais e cidades pelo Brasil.
A partir da experiencia exitosa de Recife e com o objetivo de prestar o mesmo serviço na cidade de Feira de Santana a enfermeira obstetra, Luciane Alves Ribeiro, mobilizou um grupo de enfermeiras obstetras que atuam no município de Feira de Santana, nas diversas Universidades dos Curso de Enfermagem na cidade e na assistência direta, tanto na área hospitalar, como na atenção básica e que se dispuseram a voluntariar-se.
O trabalho teve início no último dia 9 e conta com enfermeiras à disposição durante 24 horas por dia, atendendo as demandas via Whatsapp, voltado exclusivamente para orientações de gestantes de Feira de Santana e Região Metropolitana, com questões envolvendo a SARS *COVID-19 e o trabalho de parto/parto, no intuito de reduzir a procura às maternidades da cidade, evitando assim a exposição desnecessária em épocas de pandemia.
O @falecomaparteirafeiradesantana é um grupo composto por 10 enfermeiras obstetras e 07 discentes do curso de enfermagem que atuam como apoiadoras e reguladoras. Todo o trabalho realizado baseia-se nas evidências científicas atuais e nas recomendações dos órgãos de saúde, nacionais e internacionais. O protocolo é revisado diariamente, visto que as informações se modificam de forma muito rápida e tendo que estarem preparadas para fornecer as novas orientações.
O grupo conta com uma enfermeira natural de Coité e informa que está a disposição para o atendimento as gestantes de Conceição do Coite e região.
Para saber mais, acesse a conta no Instagram e de lá as mulheres terão um link para o Grupo no Whatsapp.
Lembrando que este grupo é apenas para o atendimento, não é grupo de socialização. Após o atendimento, a mulher encerra sua participação no grupo.