Muitos que leram a reportagem do Calila Notícias no início da tarde desta quarta-feira, 08, cujo titulo relata “Prefeitura de Coité anuncia terceiro caso, e a de Araci o primeiro óbito”, pode ter se perguntado o por quê a Vigilância Epidemiológica de Araci liberou o paciente após passar pelo pronto socorro? Na primeira reportagem a pergunta ficou no ar, pois não foi detalhado, mas nesta segunda reportagem com base no relato da Secretaria de Saúde mostra algo de certo modo preocupante, pois, segundo a nota o homem não apresentou nenhum sintoma característico do Coronavírus.
De acordo com a Secretaria, o paciente era morador do município, idoso e hipertenso além de diabético e tinha dado entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na noite do último sábado (04), apresentando dores gastrointestinais. Após ter sido medicado, foi indicado a retornar para casa. Dois dias depois, retornou ao Hospital com dores mais graves, até evoluir para o óbito.
A coordenação da vigilância epidemiológica ressalta que ele não foi direcionado ao Hospital de Campanha (PSF do Bairro São João), por não apresentar os principais sintomas para a contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), como problemas respiratórios, ou sintomas graves de gripe. Ao identificar o óbito, a equipe de saúde prontamente solicitou autorização da família para que fosse coletado o material e enviado para a análise do Lacen, em Salvador, na segunda-feira (06), dia do óbito do paciente e nesta quarta, 08, o Laboratório Central de Saude Pública da Bahia – Lacen testou positivo para a Covid-19.
Os familiares que tiveram contato com o idoso estão em isolamento residencial e estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci que informou ainda que, das 09 notificações que foram enviadas anteriormente por Araci, 08 já haviam sido descartadas.