Se têm um assunto que nenhum dos grupos políticos de Cansanção pode levar para palanque como forma de “atacar o adversário” é a desobediência de A, B, e C. Pois neste momento difícil que o mundo atravessa com da Pandemia por conta do Coronavírus, as principais lideranças do município já apareceram em algum momento ignorado o que pede a Organização Mundial de Saúde (OMS) Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), em reuniões que de certo modo acabam provocando o aglomerado de pessoas.
Tudo começou pelo grupo liderado pelo ex-prefeito Ranulfo Gomes (DEM), que aparece em foto com um grupo em uma área aberta em Filadélfia, na ocasião ele justificou que reuniu pouca gente na reunião justamente para não aglomerar, depois o prefeito Paulinho aparece em dois ambientes públicos na Câmara reunindo com pessoas ligadas ao seu grupo político e por último o ex-prefeito Arivaldo Pereira, mais conhecido por Ari de Almerindo, que deixou o PDT e migrou recentemente para PT. Ari aparece em uma foto enviada ao CN com lideranças e pré-candidatos a vereadores na noite de sexta-feira, dia 03, após uma reunião na residência de um familiar. Naquele dia já havia um pedido do Ministério de saúde e SESAB para as pessoas usarem máscaras.
Nesta reunião ficou definido a migração de todos os vereadores da base ligados da oposição, com exerção do vereador Cirilo Araujo Damasceno, que deixou o PSL, os vereadores Newton Pereira, Júnior Cesar e Neyton do Nelson, migraram do PDT para o PT presidido pelo vereador Rodrigo da Humana. “Os vereadores com mandatos migraram para o PT e os pré-candidatos sem mandatos com chances reais de vitória vão disputar pelo PDT. Nossa proposta é eleger, além do prefeito, a maioria da Câmara. Agora estamos também com vinda do PSD para apoiar o projeto de gestão que será conduzido pelo nosso líder Ari de Almerindo”, falou a professora Marluce Pereira de Souza Moura, que deverá coordenação da majoritária formada pelo PT, PDT e PSD.
Na reunião também anunciada a nova formação do PSD sob a presidência do empresário do ramo de farmácia conhecido por Alan da Farmácia e citado como uma das opções para formar a chama com o PT.
Vale ressaltar que no Brasil vários eventos foram cancelados ou adiados por conta do Coronavírus (Covid-19), mas nada foi alterado no calendário político, o que fez com que as reuniões acontecessem no “apagar das luzes” já que o último dia para que os futuros candidatos mudassem de partido era 4 de abril.
Outros fatos da política em Cansanção
O ex-prefeito Ranufo Gomes, publicou em sua rede social a foto de uma reunião com um grupo de pessoas comemorando a adesão do vereador Alex Silva do PCdoB, lideres rurais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a APLB a pré-candidatura de Vilma Gomes a prefeitura pelo DEM.
O MDB já lançou a pré-candidatura do advogado Bruno Jiquiri para Prefeitura que também vai lançar candidatos a vereador. A decisão foi após uma conversa com o presidente estadual da legenda Alexandro Freitas. Bruno também faz parte do diretório estadual do MDB.
Redação CN
Prefeito desobedece o próprio decreto e inaugura escola em Cansanção