O servidor público municipal de Ichu, Leandro Hilário Carneiro, fez uma denuncia junto ao Ministério Público (MP/BA), Promotoria de Riachão do Jacuípe em 2019, no sentido de pedir a suspensão de um criatório de porcos (pocilga) que vem acontecendo em um terreno de propriedade do município, onde funcionou o matadouro municipal, sendo utilizado por um cidadão conhecido por Diquinho.
O terreno público fica na localidade conhecido como Umbuzeiro, as margens da estrada que liga Ichu a Coité, que Leandro afirma estar em área urbana do município.
Leandro disse que além dos danos ambientais, tem lhe causado prejuízos e diante disse, no dia 3 de maio de 2019, fará um ano no próximo domingo, ele encaminhou a denuncia a MP e fez o mesmo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o processo ainda se encontra em andamento. ” Ocorre que a Secretaria de Meio Ambiente não vem dando a devida atenção ao caso, o chiqueiro de porcos continua ativo, e pra piorar a situação foi ampliado em um terreno da prefeitura. A alimentação dos porcos é feita com soro de leite de um lacticínio aqui de Ichu e é transportando em um carro pipa para atender a cerca de 200 porcos, e o soro parece que é descartado ali mesmo e acaba escorrendo e vai para dentro de um tanque em minha propriedade”, afirmou Leandro que reclama também do mau cheiro.
O servidor disse que espera o bom senso por parte da Prefeitura detentora do terreno e do proprietário da pocilga para que solucionem esse grave problema de saúde pública.
O Calila não conseguiu o contato com Diguinho, ao tempo que deixa o espaço aberto para que o mesmo possa se manifestar, assim como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ichu.