Em tempos de Coronavírus, vemos que a maioria dos terreiros suspenderam seus trabalhos de atendimento, a exemplo do que faz no período da quaresma. Coincidentemente iniciou no período quaresmal o isolamento social.
Segundo Ailton Ferreira, sociólogo, educador, assessor especial do gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado – SEPROMI e coordenador do Instituto Reparação, os terreiros de Candomblé, assim como a igreja católica, resolveu suspender as atividades públicas e festas religiosas.
“Em alguns terreiros, permanecem apenas uma ou duas lideranças religiosas para atender e orientar os fiéis. obre as romarias e presentes em águas doces e salgadas, também foram suspensas até que a Organização Mundial de Saúde -OMS e os governos estaduais e municipais considerem desnecessário o isolamento social proposto”, falou Ailton Ferreira.
Ele lembrou que mesmo com o distanciamento, alguns terreiros estão confeccionando máscaras e distribuindo cestas básicas nas suas respectivas comunidades.