Inauguramos, na última semana, o espaço da OAB Jovem neste importante veículo de comunicação que é o Calila Notícias, ao qual reitero o agradecimento pela possibilidade de fala. Com a coluna de Enrico Araújo, do último dia 30, pudemos conhecer o contexto da criação da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Conceição do Coité pelo seu próprio presidente. Nessa oportunidade, tentarei explicar aos leitores a importância da Comissão da OAB Jovem e seus componentes, na qual estou presidente, para a sociedade da região abarcada pela subseção.
A Comissão de Jovens Advogados fora criada com o intuito de apoiar advogados no início da sua carreira, nos seus cinco primeiros anos de formado, mas sem esquecer dos futuros colegas acadêmicos e estagiários. Buscamos fortalecer a voz do recém-formado, ainda com suas inseguranças e anseios dentro da prática forense que, lembremos, é parte significante para o bom andamento da Justiça e a eficácia dos direitos da população. No dia-a-dia, procuramos a melhoria do meio de atuação dos colegas, para que, ao fim, o caro leitor, cidadão, possa pleitear com melhor dignidade o seu direito negado.
Isso porque, ao final das contas, é essa a importância de uma boa atuação dos colegas: a plena eficácia dos direitos da sociedade. Toda a atividade jurídica brasileira tem, justamente, na sua própria condição de existir, a garantia do que a Constituição e as leis determinam como direitos, sejam eles individuais, coletivos ou mesmo difusos. E esse, ao meu humilde ver, é o único fim a que se deve prestar toda a atividade advocatícia.
Nesse sentido, a Comissão de Jovens Advogados busca, justamente, dar aos colegas recém-formados e àqueles prestes a formar a condição necessária de trabalho e voz para a publicação das normas legais e constitucionais. É, como numa associação civil, um ambiente de promoção de debates e da busca do aperfeiçoamento. Muito por isso, é que funcionará esta parceria com o Calila Notícias: com o objetivo de dar fala aos jovens advogados e, ao mesmo tempo, informar a população de temas jurídicos relevantes.
Assim, semanalmente, o caro leitor poderá conferir, nessa coluna, bons colegas debaterem temas interessantes, seja à prática da advocacia, seja ao direito do cidadão. A nossa esperança é que, com isso, possamos dar vez e voz aos jovens profissionais, dando ao povo a possibilidade conhecer o seu trabalho e o seu conhecimento. Mas, ao mesmo tempo, sem fechar os olhos para os anseios jurídicos da população.
Espero que esse espaço seja coberto de sucesso e que, com a benção de Deus, possamos, nesses difíceis tempos, dar esperança ao cumprimento dos direitos da população.
Pedro Cedraz Ramos – Presidente da Comissão de Jovens Advogados de Conceição do Coité.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia.
Advogado atuante na Comarca de Conceição do Coité.