A Fake News é um assunto que vem ganhando a cada dia espaço em redes sociais, de modo especial grupos de WhatsApp quando uma pessoa recebe uma notícia de alguém que usou de má fé para prejudicar outra e sem buscar informações da veracidade manda para outras pessoas e assim em pouco espaço de tempo milhares de pessoas já visualizaram e neste grupo centenas acabam julgando, condenando e difamando o alvo da fake que muitas vezes só ficam sabendo quando já disseminou de forma desenfreada.
A vítima mais recente foi um homem de 37 anos, morador do Batom, pequeno povoado de Conceição do Coité que foi testado positivo para Covid-19, a informação teria sido passada para ele na manhã do último domingo, 3, no fim da tarde do mesmo dia a equipe de Vigilância Epidemiológica (VE) teria ido a sua residência para cumprir alguns protocolos e lá chegando não o encontrou e foi informada que o mesmo se encontrava em um bar, quando não deveria ter mais saído de casa ao ser informado do resultado.
Na manhã do dia seguinte, a equipe de VE foi informado que o homem não estava respeitando o isolamento e que estaria novamente em bar, só que naquela momento no Povoado Santa Rosa e diante disto a Polícia Militar foi autorizada a fazer a detenção. Após passar algumas horas dentro da viatura em frente ao Hospital, o paciente foi levado até a Delegacia onde assinou um termo e se comprometeu a cumprir o isolamento e foi liberado em seguida.
Mas na manhã desta quinta-feira, 07, uma foto deste cidadão circulou com informações de que o mesmo havia saído de casa novamente e estaria contaminando outras pessoas. Diante deste fato o Calila Notícias buscou informações junto a Vigilância Epidemiológica e nos foi passado que a história não era verdadeira. Sob a coordenação de Deniere Oliveira o setor tem atuado com muita transparência. Ela negou que o paciente desobedeceu a determinação depois de segunda-feira.
Outro órgão atuante que trabalha lado a lado com a VE é a Guarda Municipal e em contato com o chefe do grupo conhecido Beto, desconhece tal informação.
A agente comunitária do Povoado Batom que se identifica como Ana Célia também fez um áudio para desmentir a informação – Ouça
Uma mulher que se identificou por Marcinha falou em nome da família sobre a notícia inverídica se diz muito preocupada com a informação passada – Ouça
O próprio cidadão que está em isolamento gravou um áudio relatado que vem cumprindo e que jamais quis passar o vírus para outras pessoas – Ouça.
O vereador Betão Gordiano também afirmou que o paciente está sendo vítima de Fake News.
Olá,
Meus amigos e amigas,
Quero confirmar a todos que o cidadão que testou positivo para o covid19, Ninho do Batom, filho do Sr. Argemirinho, encontra-se em casa de forma isolada e cumprindo o que lhe foi determinado, após toda aquela situação de segunda-feira.
Saliento que conheço a família inteira e posso afirmar que eles todos ,sem exceção, são pessoas honradas, trabalhadoras sérias e honestas.
Peço que não divulguem o que não sabem, antes de divulgar fake News contra as pessoas e principalmente aquelas que estão passando por uma situação como a deles , lembrem que o outro é um ser humano e precisa ser respeitado.
Se no momento inicial, por desespero, ele não atendeu as normas, precisamos compreender que cada pessoa reage de forma diferente.
Muitos fizeram alarde com a situação do primeiro caso do covid em Coité, assim surgiram áudios inventados, denegrindo a imagem não de uma pessoa, mas de toda a família.
E se o caso tivesse sido com você? De que forma você reagiria? Gostaria de ver seu nome ou sua foto espalhada nas redes sociais?
Vamos refletir um pouco sobre tudo isso, hoje são eles e amanhã pode ser você.
Sejamos mais humanos e mais empáticos.
Abraços
Betão Gordiano
O vereador Nego Jai que é líder da oposição na Câmara também saiu na defesa do paciente infectado pela Covid-19 através de um vídeo.
Na última segunda-feira (4) o governador Rui Costa encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa para combater Fake News.
O projeto estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas. O valor da multa, que será usado pelo Estado no combate a pandemias, vai ser definido após o projeto ser votado na Assembleia.