O coordenador geral do Centro Publico de Economia Solidária (CESOL) Portal do Sertão, Osvaldo Júnior (PCdoB), mais conhecido como Juninho da Professora Dalva, que cogitou a candidatura a prefeito de Ichu, município do território do sisal, inclusive com o vereador Arraia na condição de vice, desistiu da Ideia e deve compor a chapa como vice do empresário do ramo de laticínios, José Gonzaga (PSD), com apoiou do comerciante José Adailton Carneiro Almeida, que também aderiu ao Social Democrata.Em gravação enviada ao CN, Juninho confirma sua decisão e garante que depois de registrar a chapa, caso saia vencedora será um vice-prefeito atuante.
Em 2012 Juninho disputou a eleição para prefeito apoiado pelo grupo liderado por Carlos Santiago, que estava impedido pela justiça de disputar a reeleição, obteve 45,24%, perdendo para George Ferreira, que teve 54,76% dos votos.
Na eleição de 2016, Juninho apoiou Carlos Santiago que venceu e o seu partido (PCdoB) elegeu dois vereadores: Adalberto Santiago, conhecido por Beto Santiago, irmão do prefeito, o mais votado na época com 294 votos (6,2%) e a vereadora Celidalva Soares, a última entre as eleitas, com 205 votos (4,32%).Este ano ambos deixaram o partido e migraram para o PL.
A disputa pela Prefeitura deverá ser entre o PSD de Gonzaga, e o bancário Carlos Santiago (PRB), atual prefeito e que irá para disputa em busca do quinto mandato. A única vez que apoiou e fez sucessor foi em 1996, elegendo o empresário do ramo de panificação José Martins, “Zezy”, vencendo o petista Adailton Carneiro com folga.
A única disputa que Carlos Santiago perdeu foi em 1982 para Dorivaldo Ferreira. Santiago carrega também a marca de ter sido o único prefeito cassado desde que o município foi emancipado de Riachão do Jacuípe em 30 de julho de 1962.Ele foi cassado em janeiro de 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), acusados de abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2008. Na mesma decisão o TRE cassou o vice-prefeito Renato Adelino. Na ocasião o presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Santiago de Almeida assumiu a Prefeitura até a eleição indireta que elegeu José Dias prefeito.
Vice na chapa de Carlos Santiago – Dos seis vereadores que compõem a bancada de sustentação do Governo na Câmara, dois deles aparecem como favoritos a candidatura de vice na chapa de Santiago. Willian Gonçalves (DEM), histórico militante do grupo liderado por Carlos, ele que chegou a ser indicado para compor a chapa encabeçada por José Dias na eleição indireta de 2012 e Edivaldo Apolônio, mas conhecido por Arraia, que durante três anos e três meses foi o maior carrasco da oposição, onde era líder. Arraia surpreendeu a todos quando em março deste ano aderiu à bancada da situação.
Os dois sonham com esta oportunidade por conta de estarem sozinhos em partidos, embora sejam os maiores puxadores de votos para vereador devem enfrentar dificuldades com o coeficiente eleitoral.
O CN tentou saber de Arraia e enviou questionando ao parlamentar sobre a sua adesão ao grupo que sempre se opôs, qual seria sua postura na Câmara após passar quase todo mandato “batendo” na gestão e se a esperança seria integrar a chapa com Carlos Santiago, se sairia candidato a reeleição para vereador ou se não iria disputar nenhuma cargo, sendo apenas um “cabo eleitoral”. Mas ele respondeu que naquele momento estava passando por problemas como a morte de uma pessoa muito próxima e outro parente estava internada em um Hospital da cidade de Feira de Santana e não tinha como falar.
Além dos dois vereadores, ainda tem a situação do atual vice-prefeito Renato Adelino (PSDB). Enviamos uma mensagem em áudio com questionamento sobre sua posição nesta eleição e se pretende manter na chapa.Mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
Redação CN