Morreu ás 12h14 de quinta-feira (25), aos 78 anos, em sua residência, o primeiro prefeito de Quixabeira, município localizado no território Bacia do Jacuípe, Raulindo de Araújo Rios. “Tio Rau”, como era conhecido o político que começou sua trajetória em 1970, como vereador pelo município de Serrolândia sendo reeleito em 1972 e 1976. Em 1982 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Florisvaldo Sousa.
Raulindo Rios trazia consigo o desejo de emancipar Quixabeira e quando assumiu o mandato de vereador pela primeira vez apresentou um projeto na Câmara Municipal de Serrolândia para elevar o povoado à condição de distrito, o que veio a acontecer em 1978. Ele contou com apoio de outros colegas vereadores e de vários membros da sociedade, tanto de Quixabeira, quanto de Serrolândia, em 1980, foi realizado um grande movimento na Assembléia Legislativa da Bahia para emancipar Quixabeira e viu seu sonho realizado nove anos depois com a realização do plebiscito e em 14 de junho de 1989, com a homologação da lei 5.019/89, Quixabeira foi emancipada. Em 15 de novembro do mesmo ano houve a primeira eleição com 2.534 eleitores e Raulindo Rios foi eleito prefeito. Ele também exerceu o mandato de prefeito 1997/2000, e 2001/2004.
Há cinco anos Raulindo Rios sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os familiares levaram para fazer o tratamento em Brasília, mas sem sucesso, retornou para Quixabeira, aonde vinha sendo alimentado via sonda.
O líder político deixa esposa a professora Almira Rios e quatro filhos. Os advogados Itamar (ex-prefeito de Capim Grosso), Itiel e Rosana Rios, além da médica Salete Rios.
O sepultamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Cemitério Municipal Clementina Fortunata.
Redação CN