O isolamento social tem sido desde o inicio da pandemia no mundo a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo Coronavírus, #fica em casa, #fique em casa, foi uma frase que se tornou muito comum, perdeu um pouco da força quando começou um trabalho do uso de máscara, mas ainda assim tinha um vinculo direto: “fique em casa, mas se precisar sair, use máscara”.
Ficar em casa significa dizer que está em isolamento social, mas a população de Coité não tem atendido como deve, de maneira que por duas vezes o prefeito decretou o fechamento do comércio, suspendeu missas e cultos, bem como feira-livre e outras atividades que poderiam promover aglomerações, mas não vem alcançando o objetivo, ou seja, comércio aberto ou fechado o movimento é praticamente o mesmo, o índice de isolamento social mostrando diariamente pela Plataforma In Loco mostra Coité sempre entre os piores, em duas situações que melhorou o índice foi no feriado de Corpus Crhisti e na ultima terça-feira, 07, feriado municipal que só abriu farmácias e postos de combustível. O índice de Coité foi o terceiro melhor, mas na quarta-feira, as filas em casas lotéricas e bancos com destaque para Caixa Econômica com pagamento do auxilo emergencial, levou a população aos comércios de procutos essenciais e aglomeração é inevitável.
O CN fez um comparativo com os índices de isolamento social dos 20 municípios do território do sisal e Coité foi o que mais caiu, na quarta-feira, 08, estava em terceiro, referente ao movimento de pessoas da terça (feriado). Nesta quinta, 09, (movimento de quarta) aparece na 16ª posição, pra ser mais preciso, voltou para a posição que sempre fica.
Observando a relação abaixo percebe-se que Monte Santo, Lamarão e Cansanção se mantiveram entre os 3 melhores índices. Esses três municípios sempre aparecem com posição de destaque, diferente de Coité que está sempre na parte de baixo, juntinho a Serrinha que vive situação pior, nunca alcançou 45%.
O índice de isolamento social no Brasil não é dos melhores. Dados de hoje (quinta-feira) referente a circulação de pessoas na quarta-feira, 08, mostra que o Estado do Acre teve o melhor índice quando alcançou 42.11%. A Bahia ficou em 4º lugar com 41.52.
Vale lembrar que o ideal para se ter uma garantia que o vírus não está circulando fortemente é de 70% acima.