Vivemos com medo de tudo.Temos medo da pobreza, da doença, do desemprego, de acidentes, da crítica, da tempestade, do assaltante, do futuro, da velhice e da morte. Agora, uma sombra gigantesca de medo faz tremer toda a humanidade. O inimigo invisível se chama Coronavírus.
QUAIS são seus medos? Você tem medo de que? O medo está presente no coração e na mente de muitas pessoas. Alguns são atingidos de tal forma por ele que ficam paralisados. Um pensador chamado Napoleon Hill, dizia que um dos instrumentos mais poderosos para viver triste é o medo.
AS FORÇAS negativas, com pensamentos perturbadores e de medo, são diabólicas. São elas que perturbam a harmonia. Perceber que as forças negativas agem em nosso pensamento é muito importante. As forças positivas que destroem os pensamentos negativos e o medo são a fé, a esperança e o otimismo. Elas dão harmonia a tudo e sustentam a vida. Essas forças são de Deus.
TODA a vez que nos omitimos, toda a vez que fugimos, nosso medo torna-se maior. Por outro lado, sempre que enfrentamos o inimigo – independente do resultado – cresce nossa confiança. Não temos a obrigação de vencer sempre, mas de lutar. É a luta que dá dignidade a uma vida. E, um dia, Deus não nos perguntará se vencemos, mas se lutamos. Ele, nem sempre nos livra do medo, mas nos dar forças para superá-lo.
A CORAGEM é uma conquista. É impedir que o medo e timidez tornem-se traços marcantes em nossa personalidade. Coragem, é continuar avançando, mesmo morrendo de medo. No horizonte da Fé, a coragem procede da certeza da proteção de Deus. O evangelista Lucas conta a história de uma tempestade que ameaçava afundar a barca onde os apóstolos estavam. Jesus, com carinho e ternura, perguntou a eles: onde está vossa Fé?
DEIXE que Deus assuma as rédeas de sua vida e Ele o levará ao território da felicidade. Ele quer que seus filhos e filhas sejam felizes, já aqui nesta vida. Na liturgia proclamamos: “A nossa proteção está no nome do Senhor”! A frase: “Não tenham medo” figura dezenas de vezes no Evangelho. E Jesus, também, promete: “Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 20,20).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]