Após o anúncio no inicio deste mês pelo prefeito Lourivaldo Filho, mais conhecido por Loury, (PSD), da desistência de disputar a reeleição em Várzea da Roça, município localizado no território do Jacuípe, apenas o PT, dentre os partidos que integram a base da situação, se manifestou para indicar um nome para sua sucessão.
Loury Filho, foi orientado a seguir um tratamento médico rigoroso que ele tinha adiado por diversas vezes até sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). “O fato é que, recentemente, estive em consulta com meu médico e recebi as mesmas orientações. Porém, com um agravante: ele me relembrou que faço parte do grupo de altíssimo risco diante desta pandemia e após ouvir os conselhos da minha família e às orientações médicas, decidi não participar da disputa eleitoral deste ano de 2020”, falou Loury ao CN por telefone. Antes ele gravou um vídeo explicando, relembre
Ainda por telefone, o CN questionou o futuro do grupo e naquele momento ele disse que não havia tratado deste assunto, mas que até o final do mês marcaria uma reunião com os vereadores e com os representantes dos partidos da base, ou seja, PT, PSD, PSC e o MDB, para alinhar o rumo.
O vereador Odailton de Oliveira Rios (PSD), líder da situação na Câmara, enviou uma mensagem ao CN sobre a decisão prefeito em não concorrer ao pleito eleitoral 2020. Ele disse que foi uma decisão coerente por se tratar de recomendação médica “e entendemos que a nossa saúde está acima dessa ou de qualquer outra ação. O grupo vem trabalhando para concorrer o pleito esse ano e não há dúvida que temos bons nomes para representar vencer a eleição, mas ainda não fechamos”. falou Odailton de Oldaque, como é conhecido o Social Democrata.
O CN manteve contato com os vereadores Reginaldo Pereira “Rege de Tutui)” (PSD) e Arivaldo Maia (PSD) “Val de Vadinho”, mas não responderam as mensagens.
Também por telefone, o vice-prefeito Milton Filho (PT), disse que o assunto ainda estava recente e poderia colocar seu nome como candidato, mas o PT saiu na frente, o presidente Valdir Rocha logo providenciou realizar um encontro virtual e sob o argumento de manter a base unida e ampliar as alianças com outros partidos que apóiam o nosso governador Rui Costa, fez a escolha para encabeçar a chapa majoritária com a vereadora Joilma Rios, mas na eventualidade da chapa ser encabeça por outro partido da base, também foram aprovados os nomes do atual vice-prefeito pela legenda, Milton Filho, Si de Neca, Nicássio Araújo, Valdeci Lomes e Jorge de Alexandre, para vice-prefeito.
Joilma Rios, 38 anos, eleita vereadora em 2016 com 6,53%, correspondente a 571 votos, ficando no 7º lugar dentre os eleitos e foi a única a permanecer no partido durante o período da “janela”. Desde que o município foi emancipado, foi a primeira petista e a primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo.
Está previsto para as 19h desta segunda-feira,20, uma coletiva de imprensa com a vereadora Joilma Rios tida como favorita a encabeçar a chapa da situação.
O candidato (a) apoiado (a) pelo grupo liderado por Loury deverá enfrentar Danilo Santos Sales Rios, (PCdoB) conhecido com Danilo de Deraldo, que disputou a eleição em 2016, quando obteve 49.08%, ou seja, 4, 175 votos e no somatório perdeu por uma diferença de 157 votos para Loury, na época filiado ao MDB.
O ex-prefeito Wilson Mascarenhas (PSB), também deseja retornar a Prefeitura, ele que inclusive fez uma live na noite deste domingo (19). Assim como Danilo de Deraldo, Wilson faz oposição ao atual gestor.