Morreu por volta de 01h30 da madrugada desta quinta-feira (17) aos 83 anos o ex-prefeito de Araci, município localizado no Território do Sisal, José Eliotério da Silva, popularmente conhecido por “Zedafó”.
O líder político que vinha enfrentando problemas de saúde há alguns anos, se agravou e precisou ser transferido para o Hospital EMEC em Feira de Santana onde foi a óbito em consequência de uma infecção pulmonar.
O corpo do político está sendo velado e homenageado na Câmara de Vereadores, onde também foi parlamentar. Um cortejo com o corpo sairá da cidade às 15h com destino a fazenda Quererá, na zona rural de Araci, onde acontecerá o sepultamento às 17h.
Carismático, Zedafó tinha como grande marca o sorriso no rosto e cumprimentar as pessoas com um beijo não mão, mesmo com problemas de saúde jamais deixou de ser gentil com todos que se aproximavam dele.
Fez historia no PDT
Zédafó depois de passar pela Câmara de Vereador tendo sido eleito pela primeira vez em 1982, foi prefeito com dois mandatos no município de Araci (1997 – 2000) (2005 – 2008) concorreu a uma vaga de deputado estadual em 1994 sempre pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) o mesmo que elegeu seu filho Antônio Carvalho da Silva Neto também por dois mandatos, 2012 a 2016 / 2017 a 2020.
Em junho de 2019 ao encerrar o encontro regional do PDT na Câmara de Araci, Carlos Lupi presidente nacional do partido e Félix Mendonça Jr presidente estadual foram fazer uma visita ao líder Zedafó em sua residência. Zedafó com a mesma alegria de sempre, mesmo com a idade avançada, problemas de saúde, mas recebe a todos na maior satisfação. Filiado ao PDT desde a década de 1980 segundo Carlos Lupi o PDT nacional reconhece a força dele e o tem com uma das principais lideranças em todo Brasil.
Félix classificou Zedafó como simbolo do PDT de Araci e região uma pessoa querida que todos aprenderam a gostar e sua carisma é visto nas ruas quando ele sai e não consegue andar, pois, a todo instante encontra pessoas para beijá-lo e abraçá-lo, tirar uma fotografia, enfim, uma pessoa muito simpática que conseguiu construir tudo isso ao longo de sua vida pública”, disse Félix Junior.
Carreira profissional e apelido e família
Zedafó foi professor e diretor do Colégio CEMOB em Araci, sócio de Valdomiro Borges (pai do ex-governador Cesar Borges). Ele recebeu o nome Zedafó por ter o destaque entre os melhores vendedores de veículos na marca FORD, recebendo o apelido “Zé da Ford” depois “Zedafó”
Zedafó deixa esposa dona Darci de Andrade Gois, filhos Silva Neto, Georgina e Nara.
“Um homem, um nome uma História…” Frase muito usada por ele.