O hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, aberto em junho para tratamento exclusivo de pacientes infectados com a Covid-19, foi desativado nesta sexta-feira (16). A informação é do governo do estado, responsável pelo hospital.
A desativação foi iniciada na última quarta-feira e concluída nesta sexta, com a alta do último paciente que estava internado, Sebastião das Virgens. A unidade abriu com 70 leitos e, gradativamente, outros leitos foram implantados, chegando a 240. Do total, 100 eram de terapia intensiva (UTI).
De acordo com o governo do estado, em quatro meses, foram atendidos mais de 700 pacientes no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, informou que parte da estrutura, como a rede de gases será mantida caso haja de necessidade de reativação.
Após o procedimento de inventário dos equipamentos utilizados, o espaço passará por uma desinfecção terminal como medida de sanitização do ambiente a fim de, posteriormente, ser liberado para o uso em eventos esportivos. Itens como respiradores, tomógrafo computadorizado, aparelho de Raio-X, entre outros, que eram utilizados na unidade serão redistribuídos para a rede estadual de saúde.