O ditado que o futebol é uma caixinha de surpresa nunca prevaleceu tanto quanto na noite desta segunda-feira, 19, em jogo da 17ª rodada do Brasileirão. O Bahia beirando a zona de rebaixamento recebeu em Pituaçu o Atlético Mineiro que entrou em campo na terceira posição e uma vitória simples colocava a equipe na ponta da tabela.
O Tricolor cheio de desfalques a começar pelo banco que não tinha Mano Meneses expulso no jogo contra o Goiás e o interino não pôde contar ainda com Rodriguinho que vem se recuperando de lesão, os atacantes Élber e Rossi também expulsos contra o Goiás, e pra completar inicia com o atacante Gilberto no banco, assim como Danielzinho. O ataque formado por Clayson e Fessin não intimidou o Galo que massacrou o Bahia durante o primeiro tempo, tendo 70% de posse de bola e o Bahia feito apenas um chute ao gol e ainda pra fora.
Só que o Galo que melhor posse de bola e tendo disparado muitos chutes contra o gol de Douglas não conseguiu marcar mais que um gol. Aos 19 Savarino recebeu dentro da área uma bola de Rever e mandou no canto, sem chances para Douglas.
O primeiro tempo o Bahia foi água, mas no segundo se transformou em vinho.De cara com duas mudanças Gilberto e Marco Antônio nos lugares de Edson e Clayson respectivamente e logo no início o Tricolor dava as caras que seria um time diferente da primeira etapa, melhor que o xerifão do Galo Rever não voltou muito possivelmente jogo fácil, Sampaoli resolveu poupar o atleta. Igor Rabelo entrou no lugar.
Não demorou muito para Danielzinho entrar no lugar de Ramon e começava ali o Bahia ganhar um novo formato e saiu em busca do empate. Mas só conseguiu encaixar mesmo a partir dos 20 minutos, antes o Galo chegou pelo menos três vezes no gol de Douglas.
As jogadas não chegavam bem organizadas na área do time mineiro, mas aos 22 Elias sofreu uma falta a poucos metros da linha da grande área e Gilberto se prontificou para fazer a cobrança. Ele chutou forte, a bola passou pela barreira o goleiro atleticano deu rebote e sobrou nos pés de Danielzinho que não desperdiçou e empatou o jogo. Começava o Bahia avassalador, Marco Antônio quase virou aos 27, Everson fez uma grande defesa.
Vira-vira veio aos 34. O lateral direito Guga recuou para Everson a bola saiu fraca, Gilberto chegou primeiro, driblou o goleiro e quase sem anglo, deu novo drible do zagueiro e mandou para o fundo para alegria da nação tricolor.
Aos 43 o Bahia matou o jogo, mais um contra-ataque Gilberto é lançado e de cara espera a saída do goleiro e manda no canto. Aos 47 quase Danielzinho voltou a marcar.
O resultado fez o Bahia subir quatro posições na tabela, saiu praticamente da zona de rebaixamento (16º) para zona de Sul Americana (12º) com 19 pontos. Já o Galo que liderava até o primeiro tempo do jogo caiu para terceiro.