Pela Bahia e Brasil afora é muito possível que a realidade política de muitas cidades esteja totalmente diferente do que aconteceu nas eleições de 2016, quando o assunto é apoio político e também de candidatos que se elegeram juntos e que nem bem acabou o mandato tomaram rumo contrário e muitos deles se tornaram adversários.
Esta realidade está acontecendo em Retirolândia município localizado no território do sisal da Bahia, em 2016 foi criada uma grande frente com os principais grupos de oposição para enfrentar os ‘Martins’ família que mais governou o município em toda sua história de 58 anos.
O grupão escolheu o empresário Vonte do Merim que filiou-se a PSC para concorrer pela primeira vez a um cargo político e indicou o sindicalista Noé Silvestre Carneiro (PCdoB) que já tinha concorrido duas vezes ao cargo de prefeito para vice de Vonte. A campanha recebeu o reforço também do ex-prefeito José Albérico (Bequinho) do MDB e Tiago Mascarenhas ” Dr Tiago” presidente municipal do Progressistas e contando com outras importantes lideranças foram para disputa contra o então prefeito André Martins que tentava reeleição e conseguiram derrotar o Democrata.
O grupo se manteve unido até o início deste ano quando a insatisfação chegou para Tiago Mascarenhas que rompeu com Vonte e com a informação que André Martins “Dr André” não tinha interesse de concorrer passou a vislumbrar a possibilidade de ter seu apoio. André inclusive chegou a fazer uma transmissão em rede social ao lado de Dr Tiago, o vereador Sandro da Vargem e o vereador Rau, este último principal aliado, na ocasião Martins revelou que o candidato a prefeito apoiado por ele seria um daqueles três e posteriormente o nome de Dr Tiago foi o escolhido ao mesmo tempo que ele (Tiago) escolheu para ser sua candidata a vice Michelly que é esposa do empresário Adriano primo de doutor André.
No decorrer Bequinho abandonou o barco e por fim até o vice Noé para entrarem na campanha de Dr Tiago.
Com a saída de Noé que havia anunciado que não mais concorreria ao cargo de vice, Vonte do Merim convidou para concorrer ao cargo de vice em sua chapa o vereador Rau que está filiado ao Solidariedade.
Portanto, o grupo formado para ajudar Vonte a derrotar “Os Martins” em 2016, agora permanece unido e contando com o apoio dos “Martins” para vencer Vonte.