Os grupos políticos de Conceição do Coité a partir do início da década de 1970 deixaram de lado siglas partidárias nas campanhas e levavam as cores para as campanhas políticas, primeiro com Doutor Pinheiro que era do grupo Azul e tinha como opositor Evódio Ducas Resedá do grupo Vermelho.
Em 1972 Hamilton Rios de Araújo ‘dos vermelhos’ venceu a eleição e iniciava uma trajetória do grupo no poder que só foi interrompido em 1992 quando o falecido Diovando Carneiro Cunha (Vando) rompeu com Hamilton e se uniu a Misael Ferreira dos azuis. Aquela união selada praticamente abriu precedente para outras união entre os dois grupos e no ano 2000 Tom Araújo candidato usou as duas cores na campanha com o Slogan “Coité de todas a cores”. Mas ainda hoje de forma indireta os petistas de Coité que estão no poder a quase oito anos ainda trata os opositores de ‘vermelhos’, mesmo tendo a mesma cor como simbolismo, e, para atrair ou manter ‘os azuis’ o PT também usa o número e a estrela na bandeira azul.
A tradição do vermelho e azul em Coité inspirou também Retirolândia, Valente emancipados de Coité e São Domingos que emancipou de Valente.
Ubaíra
O repórter Valdemi de Assis que também é locutor e um dos mais destacados animadores de palanques políticos da Bahia tem viajado bastante e encontrou no município de Ubaíra na região do Vale do Jiquiriçá a tradição do vermelho x azul. Lá estão na disputa Lúcio Monteiro do PSD pela Coligação “Unidos podemos mudar Ubaíra” representando os azuis e Uildberg Rabelo “Neném” (PP) representando os vermelhos pela Coligação “Ubaíra acredita no novo”. José de Jesus Santos (Zé Osni” (PTC) também está concorrendo, mas não tivemos informações se usa alguma cor na sua campanha.
Lúcio Monteiro foi eleito em 2012 e em 2016 concorreu á reeleição mas perdeu para o candidato do Solidariedade, único prefeito eleito do partido em todo estado, o Fred Andrade.
No último sábado, 31, os dois grupos saíram em passeata e infringindo a determinação dos órgãos de saúde pública quando promoveram aglomerações. Ambos saíram do largo da feira vestidos com suas cores preferidas, as residências também recebem bandeiras e a identificação ajuda o adversário a não perder tempo quando pensar em pedir voto.
Importante ressaltar que os confrontos políticos em Ubaíra tem sido de forma tranquila e sem alteração entre vermelhos e azuis.