Um fato lamentável de Fake News circulou nesta quarta-feira, 11, envolvendo a Justiça Eleitoral de Conceição do Coité. Enquanto acontecia a inseminação e lacração das urnas eletrônicas, durante a tarde surgiu comentários de que o candidato do Democratas, Marcelo Araújo, teria sido informado que houve irregularidade em algumas urnas e que o candidato teria mandado quatro urnas para Brasília.
A informação falsa chegou para todos técnicos, advogados das coligações, juiz, promotora e até mesmo dois técnicos com especialidade em urna eletrônica contratados pela Coligação Coité quer Mais de apoio a Marcelo Araújo, mas parece que pelo fato de ter transcorrido tudo dentro da normalidade, não foi levado a sério, porém todos lamentarem o episódio.
O Calila Notícias esteve no polo pela manhã na abertura dos trabalhos e a tarde para acompanhar a finalização e não ouviu dizer que tivesse ocorrido em nenhuma das 195 urnas de Coité e nem das 15 do município de Ichu e ainda assim comentaram essa informação maldosa.
O juiz Gerivaldo Alves Neiva fez uma breve avaliação para a TV Calila bastante tranquilo e ciente da missão cumprida com êxito se limitou a falar do trabalho e o que vai acontecer nos próximos dias – Veja
Pouco tempo depois de deixar o local da lacração das urnas, o juiz circulou um áudio onde não esconde sua indignação, talvez por deparar com uma informação de Fake News muito maior do que tinha ouvido antes, inclusive com print de uma conversa.
O magistrado disse que não gosta de gravar áudio, prefere escrever, mas para mostrar sua indignação estaria gravando aquele áudio e prometeu tentar identificar quem disseminou a notícia falsa e que estaria determinando a Policia Militar efetuar a prisão preventiva do autor – Ouça
Daniel Mota analista de sistema graduado com especialização na parte de sistema de telecomunicações e mais de 15 anos na área de tecnologia que tinha sido entrevistado pelo Calila Noticias sobre o trabalho de lacração afirmou que nada de irregular aconteceu e ao comentar sobre a urna eletrônica ele garantiu que é 100% segura e lamentou o fake news. O mesmo estava lá no polo de urna, contratado por Marcelo Araújo justamente para acompanhar de perto todo processo, além dele, Jeiel Carneiro também prestou seu serviço ao candidato e lamentaram a informação falsa.
Ao tomar conhecimento do aumento da repercussão, Daniel gravou um vídeo para esclarecer que nenhuma irregularidade aconteceu, muito menos ter saído urna daquele local.
Em Araci a Justiça Eleitoral condenou cinco pessoas a pagarem R$ 20 mil por disseminação de fake news contra a candidata a prefeita