Desde que começou a pandemia do novo Coronavírus no mundo inteiro sempre as autoridades de saúde chamavam a atenção para os cuidados dos mais idosos, pois, a idade avançada associada as mais diversas doenças, tornava o vírus mais letal nessas pessoas.
E a morte dos ‘velhinhos’ realmente vem sendo uma triste realidade, sempre que o município anuncia mais um óbito, está lá seguida da informação, idoso que apresentava outros problemas de saúde, os grande vilões Diabetes, doenças cardiovascular que acometem a grande maioria dos idosos.
O Calila fez um levantamento no Site da Secretaria de Saúde do Estado sobre as mortes por faixas etárias e concluiu que dos 10 aos 29 anos as mortes representam cerca de 1,5% e de 60 anos acima 74,53%. Embora muito jovens não se mostrem preocupados, eles precisam saber que ele pode ser vítima. Na Bahia desde o início da pandemia até o boletim de sexta-feira, 11, 8.561 pessoas morreram, se levar em consideração os números, aproximadamente 150 perderam a vida e este patamar pode aumentar de acordo com o crescimento dos casos.
Portanto, há registros de óbitos pela Covid-19 no Estado dos primeiros dias de vida até aqueles que tem idades de 60 anos acima (considerados idosos).
O fato mais curioso é que a quantidade de idosos infectados é relativamente baixa, menos de 14%.
Veja o gráfico detalhado em duas situações, mortes com as doenças associadas e faixas etárias.