O Bahia foi batido pelo Defensa y Justicia por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, 09, na Arena Fonte Nova em um dos jogos mais movimentados que o Tricolor disputou nos últimos meses. Na primeira etapa, a arbitragem tomou conta das atenções: houve seis interferências do árbitro de vídeo. Entre pênaltis marcados, anulados, convertidos e perdidos, o Tricolor foi para o intervalo perdendo por 2 a 1: Braian Romero fez os do time argentino e Gilberto marcou para o Bahia. No segundo tempo, menos VAR e ainda menos criação. O Bahia manteve maior posse de bola, mas não converteu em chances. O melhor lampejo foi o gol marcado por Matheus Bahia aos 32.
Primeiro tempo
O que menos se viu em quase 60 minutos de primeiro tempo foi bola rolando. Foram seis (longas) intervenções do VAR: três gols marcados, três pênaltis; um pênalti anulado, outro perdido; e um gol anulado. Braian Romero abriu o placar nos primeiros minutos, gol validado pelo árbitro de vídeo três minutos depois. Em seguida, o Bahia teve um gol anulado por suposto impedimento de Gilberto e viu o Defensa ampliar em pênalti convertido por Romero. Aos 33, o Tricolor teve uma penalidade marcada a seu favor e anulada em seguida. Cinco minutos depois, novo pênalti – este, considerado válido. Mas eis que Gilberto, na chance de empatar, mandou na lua. No intervalo, o placar marcava 2 a 1 para o time argentino.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Mano Menezes fez trocas que não surtiram o efeito desejado. Élber saiu para entrada de Rodriguinho e Daniel foi substituído por Gabriel Novaes. Em vez de ganhar em criação e fluidez, o Bahia se tornou mais lento e viu o adversário aumentar a vantagem aos 22, em contra-ataque de Romero e gol marcado por Enzo Fernández. Dez minutos depois, Matheus Bahia, que havia substituído Juninho capixaba, colocou o Tricolor de novo no páreo: puxou o contragolpe, fez uma bela jogada com Gabriel Novaes e fuzilou o gol do Defensa. No apito final, 3 a 2 para o time argentino.
Como fica o jogo de volta
O Bahia precisa vencer por pelo menos 2 a 0; se marcar quatro gols fora, o triunfo por um gol garante vaga nas semi. Em caso de 3 a 2 para o time baiano, decisão nos pênaltis. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), no estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, na Argentina.
CN | GE