Na reportagem de segunda-feira, 14/12, houve um equívoco sobre a quantidade de mulheres eleitas no território do sisal. Na verdade, foram 29 mulheres eleitas ao cargo de vereadora, e não 28. A mulher em questão é a vereadora Titi do PSD, no município de Nordestina.
Segundo dados do Tribunal Superior eleitoral, nas eleições de 2020 a participação feminina teve um aumento de 17,8% se comparado ao pleito municipal de 2016. Porém, isso infelizmente não significa que a representatividade das mulheres na política tenha crescido, já que ao mesmo tempo em que as mulheres são 33,23% do total de candidaturas neste ano, elas são apenas 13% na concorrência pelas prefeituras.
No caso das vagas para vereador, elas atingem 34,4% de todo o universo de candidatos às câmaras municipais. As candidatas a vice-prefeita representam 21% do total de postulantes ao cargo.
Assim como no Território do Sisal, o Território da Bacia do Jacuípe também terá uma bancada feminina na Câmara. Foram quatorze mulheres eleitas. Para o executivo uma eleita vice-prefeita.
Os partidos que conseguiram eleger mulheres no território foram: DEM com três candidatas, PCdoB com uma, PT com quatro, PP com cinco, e PDT com duas.
Confira agora uma lista das mulheres eleitas no Território da Bacia do Jacuípe:
IPIRÁ: vice prefeita/ vereadora
Vice-prefeita: Nina Gomes (PP)
Vereadora: Luma Gusmão (PCdoB)
BAIXA GRANDE: vereadoras
1. Danila Brandão (PP)
2. Najinha (PP)
MAIRI: vereadoras
1. Eliete de Rui (DEM)
2. Suely Professora (PT)
NOVA FÁTIMA: vereadoras
1.Fia de Dema (PP)
2. Reinalda Mendes (PP)
PINTADAS: vereadoras
1. Fabiele de Dmazinho (DEM)
2. Neia Bastos (PT)
SERRA PRETA: vereadora
1.Vilma do Peixe (DEM)
VÁRZEA DA ROÇA: vereadoras
1. Joilma Rios (PT)
2. Talyta De Si De Neca (PT)
VÁRZEA DO POÇO: vereadoras
1. Analiete (PDT)
2. Selminha (PDT)
VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO