Após passar o cargo de prefeito dia 01 de janeiro, para seu sucessor Bruno Reis, ACM Neto (DEM) garantiu ter seu nome “gabaritado” para pleitear o cargo de governador da Bahia em 2022. O presidente nacional do DEM lembrou que a vitória com margem de 500 mil votos, como foi o caso de Bruno Reis, nas eleições do último dia 15 de novembro 2020, o deixa “animado”, mas ressaltou que o momento não é oportuno para se intitular pretendente.
“O tempo agora ainda não é de lançar pré-candidatura a governador. Agora, não escondo de ninguém o meu desejo de caso seja natural assumir essa disputa no próximo ano. É meu desejo, minha vontade, mas essa candidatura só vai ser oficializada no tempo certo, na hora certa”, assegurou.
ACM Neto iniciou na quarta-feira, 13, por Teixeira de Freitas a caminhada e pretende visitar diversas cidades do interior baiana, a convite dos prefeitos do DEM e partidos aliados, para fazer uma espécie de “consultoria”. As visitas devem servir como estratégia para pôr em prática, no ano de 2021 um trabalho de conquista por votos fora de Salvador. Dos 27 territórios de identidade em que a Bahia é dividida, o DEM conseguiu eleger prefeitos em 19 deles.
O maior número de prefeitos pelo DEM está no território do sisal, onde, dos 20 municípios, elegeu os prefeitos de Candeal Everton Cerqueira (53,49% dos votos válidos), Conceição do Coité Marcelo Araújo (51,45%), Valente, Ubaldino Amaral (74,30%) e a prefeita de Cansanção Vilma Gomes (54,35%).
Na Bacia do Jacuípe o Democratas está no comando de 03, dos 15 municípios que compõem o território. O prefeito de Quixabeira, Reginaldo Sampaio, Franklin Leite (Serra Preta) e Carlos Matos, Riachão do Jacuípe. Estas regiões, antes da nova distribuição geográfica, eram chamadas de região do sisal.
Veja todos os municípios com a gestão do DEM de 2021 a 2024
OUTROS TERRITÓRIOS
Metropolitano de Salvador – Camaçari e Salvador
Extremo Sul – Mucuri e Teixeira de Freitas
Recôncavo – Nazaré e São Félix
Sertão Produtivo – Guanambi e Ibiassucê
Costa do Descobrimento – Eunápolis e Guaratinga
Litoral Sul – Ibicaraí e Buerarema
Médio Rio de Contas – Itagi
Bacia do Rio Grande – Luiz Eduardo Magalhães
Piemonte do Paraguaçu – Macajuba
Médio Sudoeste da Bahia – Maiquinique
Baixo Sul – Nilo Peçanha
Litoral Sul – Uruçuca
Litoral Norte e Agreste Baiano – Araçás
O Democrata só não conseguiu eleger prefeitos nos territórios Irecê, Velho Chico, Vale do Jiquiriçá, Sertão do São Francisco, Semiárido Nordeste II, Portal do Sertão, Sudoeste Baiano, Bacia do Rio Corrente e Itaparica.