O meia Rafael Bastos, de 36 anos, anunciou neste domingo a aposentadoria do futebol. Revelado pelo Bahia, o jogador atuou na última temporada com a camisa do Jacuipense, com 18 partidas realizadas e três gols marcados, um deles contra o clube que o formou, no 2 a 2 entre o Tricolor e o Leão do Sisal, pelas semifinais do Campeonato Baiano 2020.
O anúncio da aposentadoria foi feito pelas redes sociais. O jogador agradeceu pela trajetória realizada no futebol e deixou aberta a possibilidade de atuar em outras funções.
– Hoje, chego a decisão mais difícil da minha carreira, se não, da minha vida… Um ciclo se fecha, mas outro logo se inicia. Novos planos, novos projetos, novos sonhos – escreveu.
Da Bahia para o mundo, aos 22 anos cheguei a europa, champions league, joguei contra grandes ídolos, estádio monumentais. Fui parar do outro lado do mundo, Japão, Romênia, Arábia, Kuwait… fiz grandes amigos, perdi grandes amigos. + pic.twitter.com/6TKBCv7lLL
— Rafael Bastos 🇧🇷 (@rafaelbastos162) February 14, 2021
Rafael Bastos foi lançado como profissional em 2006, ano em que o Bahia disputava a Série C. Em 2007, foi transferido para o Belenenses, de Portugal, onde atuou por uma temporada. No seguinte, voltou para Salvador, mas para vestir a camisa do Vitória. O retorno para a capital baiana não foi positivo, e o atleta acabou novamente fora do país. Ainda em 2009, vestiu as cores do Nacional, de Portugal, e do Consadole Sapporo, do Japão.
Com o passar dos anos, o meia aumentou o número de países em que atuou. Na última década, Rafael Bastos defendeu clubes da Romênia, Arábia Saudita, Bulgária, Kuwait, Emirados Árabes, Tailândia e Índia. No Brasil, além de Bahia, Vitória e Jacuipense, também passou por Figueirense, América-MG, Chapecoense, Botafogo-SP, Remo, CRB e Juventude.
Fonte: Globo Esporte