Na manhã deste domingo, 14, mesmo com decreto de proibição, alguns jovens saíram mascarados nas ruas de Mairi, município do território da bacia do jacuípe.
De acordo com o Blog do Agmar Rios, dezenas de jovens desfilaram na Praça J. J. Seabra, principalmente no calçadão, mas não aglomeraram.Um participante estava com um cartaz com a seguinte frase: “Para o bem de todos nós. Use máscara. Estamos fazendo nossa parte”.
O carnaval de Mairi é um dos poucos que restaram na Bahia com grupos desfilando mascarados e levando toda irreverência que marcou a festa momesca em todo estado até o início dos anos 1980, antes da criação do ritmo Axé.
Decreto Municipal
A prefeitura informou na tarde da última sexta-feira (5) que não haverá o tradicional festejo de carnaval com desfile de caretas e mascarados nos dias 14, 15 e 16.
Ainda de acordo com o comunicado, estão suspensos os pontos facultativos da segunda e terça-feira de carnaval (15 e 16) e da quarta-feira de cinzas (17). Com isso, os serviços públicos irão funcionar normalmente.
Além disso, fica “proibida a realização de festas ou eventos promovidos por iniciativa pública ou particular e o uso de paredões e aparelhos sonoros”, durante o período momesco.
As decisões foram tomadas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e de Cultura, Esporte e Lazer, para evitar aglomerações e o possível aumento de casos da Covid-19.
A decisão do município segue recomendação do Governo do Estado da Bahia e de decretos municipais que dispõem sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, publicado na última sexta-feira (12), Mairi tem 743 casos confirmados da Covid-19 e 11 óbitos.