Estudo publicado na revista científica Nature Medicina, nesta segunda-feira (8), mostra que a vacina contra a Covid-19 produzida pelas empresas Pfizer e BioNTech foi capaz de neutralizar três variantes do coronavírus em laboratório: da África do Sul, do Reino Unido e do Brasil.
A pesquisa tinha sido divulgada no início de janeiro, mas agora vem com a revisão e validação dos dados feita por outros cientistas. Segundo o portal Bem Estar, do G1, 20 voluntários que receberam as duas doses da vacina foram testados com um soro contra as variantes do vírus.
As mutações neutralizadas foram a N501Y e a E484K, que estão associadas à maior capacidade de transmissão e ao enfraquecimento da ação de anticorpos contra o vírus, respectivamente. Ambas as mutações aparecem na variante brasileira.
Contra a variação da África do Sul, todavia, a vacina teve eficácia um pouco menor do que contra as outras. Por isso, na visão dos autores, é preciso seguir verificando as eficácias das vacinas contra essas mutações.
Fonte: Bahia Notícias