Teve início na manhã desta segunda-feira, 15, a vacinação contra à covid-19 nos idosos com idade ou superior a 75 anos. A imunização está acontecendo no salão de exposições que fica no centro da Praça Dr. José Gonçalves, também conhecida como Praça da Babilônia, mas só estão sendo vacinados aqueles que foram muito cedo ou pediram a algum familiar para pegar uma senha. A Secretaria disponibilizou 80 que receberão vacina no turno matutino; o turno vespertino será para imunizar profissionais de saúde no total de 50 senhas.
Amanhã e quarta-feira, serão distribuídas 160 senhas somente para idosos, sendo 80 para cada turno.
A procura pela vacina na manhã de hoje foi muito grande e houve momentos de pico de aglomeração no local, fato registrado por muita gente que publicou em redes sociais pedindo que a Secretaria de Saúde crie uma estratégia para evitar que volte a ocorrer, afinal, estão ali pessoas que raramente saem de casa e são as mais vulneráveis.
O Calila Notícias manteve contato com a secretária de Saúde do Município, Jamille Sena para saber se não há outra maneira para evitar que haja aglomeração nos próximos dois dias, mas até a publicação desta matéria não tivemos um retorno, embora ela tivesse dito que responderia em tempo breve.
O CN registrou o momento da vacina aplicada em dona Izailda Santos de Oliveira, 78 anos, disse que não estava tão ansiosa para receber a vacina porque tinha medo, contou humorada que já fez 7 cirurgias e não teve medo, mas da vacina teve, porém após o conselho das filhas e a vontade de receber os filhos e poder abracá-los em casa mudou tudo. “Eu pensava, eu vou morrer e meus filhos não vêm me ver”, contou com lágrimas nos olhos a idosa.
Mariane uma das incentivadoras disse que logo que começou a pandemia o contato com os filhos ficou restrito, “os que estão aqui (Coité) respeita todos protocolos de segurança e tem contato com ela, mas os que residem fora nunca puderam vir. Então quando começou a etapa da vacina incentivamos ela a tomar para que os filhosde fora também possam visitar ela com segurança, ai ela aceitou e graças a Deus o momento chegou”, comemora Mariane.
Dona Izailda reside próximo ao local da vacina, disse que um dos filhos chegou por volta das 06h30 e pegou a ficha 36, ela foi vacinada por volta das 10h, mas disse que só tem agradecer e nada a reclamar.