O deputado estadual Alex da Piatã, através das suas redes sociais, chamou atenção para o prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (DEM), ao risco que ele tem colocado a cidade ao permitir a abertura do comércio diante do fechamento do mesmo segmento em todas as cidades vizinhas.
Para o parlamentar estadual, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa da Bahia, há probabilidade de um grande contágio de coronavírus na cidade, pois haverá, naturalmente, a migração do povo vizinho até a cidade.
“Quero demonstrar minha preocupação diante da situação que está ocorrendo: os municípios vizinhos: Retirolândia, São Domingos e Valente, além de Santaluz e Queimadas que ficam na mesma região estão com tudo fechado, não está funcionando praticamente nada e em Conceição do Coité não, está aberto e não tem as mesmas medidas restritivas. Então o risco da população desses municípios ir para Coité é muito grande”, alertou no vídeo publicado nesta quinta-feira (18).
“Então quero chamar atenção do gestor de Conceição do Coité, das autoridades sanitárias e do nosso povo coiteense desse povo ir pra Coité e a gente ter um grande número de contágio e nós não temos UTI sobrando. Portanto, muito cuidado povo de Coité. Deus abençoe a todos. Um abraço!”, completou.
De acordo com dados divulgados pela própria prefeito local, Coité teve 6.716 casos confirmados, sendo que deste número há 98 casos ativos, 33 óbitos e 6.585 recuperados, conforme a secretaria da Saúde. Contudo, ainda há 241 casos esperando o resultado e exames e 959 monitorados.
A preocupação do deputado, que já foi secretário da Saúde da cidade e segue atento aos apelos do governo do Estado para que sejam adotadas medidas restritivas no intuito de frear o galopante avanço da doença na Bahia, é do crescimento desse número em solo coiteense.
NÚMEROS NA BAHIA – A Bahia contabilizou 130 mortes pela Covid-19 e 4.749 novos casos da doença em 24 horas. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes só foram realizados nesta quarta-feira (17), último boletim atualizado.
O número de mortos representa o segundo maior registrado desde o início da pandemia. O maior registro segue tendo sido registrado no último 26 de fevereiro. Na ocasião, foram contabilizados 137 óbitos.
Também de acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final desta tarde, 17.693 infecções pelo Sars-Cov-2 se encontram ativas e outros 176.195 casos suspeitos seguem em investigação pela Sesab. Desde o início da pandemia, o Estado contabiliza 753.584 baianos infectados pelo vírus e 13.589 que perderam suas vidas na luta contra a doença.