O novo decreto que entrou em vigor no município de Conceição do Coité teve pouca alteração em relação aos anteriores, está mantido o comércio não essencial de segunda a sexta-feira até às 18h e o que comercializa produtos essenciais até às 19h30.
Academias poderão funcionar de segunda a sexta até às 18h, bares e restaurantes até quinta-feira 17h. Dellivery até 0h.
Está permitido abertura de igrejas e templos religiosos desde que adote as mediadas de biossegurança.
Aos sábado abertura do comércio apenas de bens essenciais até às 14h; Já farmácias, postos de combustíveis e clinicas veterinárias estão permitidas até às 20h.
Está mantido o toque de recolher das 20h às 05h, atividades coletivas esportivas inclusive nos fins de semana, bem como parques públicos.
O comércio fechando às 14h de sábado só reabrirá na segunda, ou seja, no domingo somente farmácias, postos de combustíveis e clinicas veterinárias até às 20h.
O prefeito Marcelo Araújo (DEM) sempre se opôs ao fechamento do comércio e demonstrou isso na campanha política e há quem diga que ele teve o apoio da maioria dos comerciantes da cidade que eram contrários as decisões do então prefeito Assis que decretou o fechamento do comércio em algumas ocasiões da pandemia.
Antes de decretar essas medidas o prefeito gravou um vídeo que tem posição dividida com os problemas vividos pela pandemia e os prejuízos sofridos pelos comerciantes porém a sua decisão prevaleceu mais em favor da economia quando num momento critico que o País e o estado se encontram optou pelo não fechamento.
A decisão do prefeito foi bastante criticada nas redes sociais, principalmente depois que os municípios vizinhos São Domingos, Retirolândia e Valente decretaram Lockdown. Os dois primeiros não vivem situação complicada, mas decidiram pela prevenção.
Redação CN