Em Mucuri, município localizado do território do extremo sul da Bahia, Maria Aparecida, 42 anos, três filhos, residente no Bairro Beira Rio, construiu um anexo a sua residência para realizar festas de casamentos com direito a bolo e jantar inteiramente de graça para quem desejar casar em sua comunidade.
Ao falar para o CN, Aparecida que é evangélica contou que a ideia surgiu no dia de seu casamento que não conseguiu fazer uma festa e juntar os amigos. “Para o homem o dia do casamento é apenas para ele assinar um papel, mas para a mulher é um momento inesquecível”, falou a dona de casa.
Integrante da igreja Assembléia de Deus Missão, Maria Aparecida contou que tudo começou depois de realizar uma campanha com os amigos para fazer o bolo e preparar um jantar. “Tudo é de graça para o casal. Comprei um fogão industrial, tenho uma mesa ampla e com pouca coisa, conseguimos trazer alegria para o casal e seus familiares”, continuou.
Esta ação começou em 2013 e nos últimos 7 anos foram realizados 09 casamentos e todos eles de membros da igreja, mas segundo Aparecida o espaço está aberto para integrantes de outras igrejas, basta que combine antes.
Adenilsa da Conceição foi um das primeiras a se casar e festejar na casa de Aparecida. Adnilsa tinha quatro filhos do seu primeiro relacionamento, porém não era casada oficialmente e depois que conheceu um novo companheiro,casou-se com tudo que tinha direito.
Cleiton Souza, 27 anos e Adriele Micael, já conviviam juntos, mas se converteram ao evangelho e decidiram casar “no papel” e receberam uma grande festa. Isto aconteceu há 03 anos, mas hoje estão desviados da igreja. Detalhe: uma das regras colocadas pela dona da casa é que não tenha bebidas alcoólicas. Atualmente os ‘casórios’ estão suspensos por causa da pandemia.