Os municípios da região sisaleira devem seguir com o comércio não essencial fechado até a próxima quarta-feira (10). A limitação – anunciada em decreto do governo do estado de sábado (6) – visa conter o aumento dos indicadores provocados pela Covid-19, como número de óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos ativos divulgados em boletins epidemiológicos. Há também o risco de colapso das redes públicas e privadas de saúde locais, que já ocorre em Serrinha.
Porém um dos municípios que aparecia na lista para atender o Decreto do Estado da Bahia, é o caso de Conceição do Coité iniciou a semana com abertura normal do comércio essencial e não essencial, além do funcionamento de academias, atividade que também está suspensa pelo Estado.
A abertura do comércio em Coité nesta segunda-feira, 08, dia também de feira-livre não foi surpresa para população, já que no sábado, 06, ao tomar conhecimento da decisão do governador após uma Live com a maioria dos prefeitos da região sisaleira na tarde de sexta-feira em decretar novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Coité circulou um comunicado que seguiria o Decreto Municipal que vigorou no dia 3 e segue até quarta-feira, 10.
O prefeito de Conceição do Coité que sempre grava vídeo pedindo que as pessoas se previnam contra o novo Coronavírus, também se manifestou contrário ao fechamento do comércio não participou na Live com o governador na última sexta-feira.
O repórter Paulo Marcos participou do Programa Conversa com o Governador e levou ao conhecimento de Rui Costa a situação de Coité que optou por cumprir o decreto próprio. Veja a resposta do chefe do executivo baiano.
Ver essa foto no Instagram