Foi sepultado pouco depois das 22h desta sexta-feira, 09, no cemitério municipal de Conceição do Coité, (cemitério velho) o corpo de Maria Ferreira de Jesus, proprietária da cinquentenária Panificadora Mendes Pães localizada nos fundos do Mercado Municipal da cidade.
Dona Maria de Elisiário como também era conhecida, tinha 83 anos e morreu na manhã desta sexta no Hospital de Campanha da Fonte Nova. Ela foi a 36ª vítima fatal coiteense por complicações da Covid-19
Edvaldo Mendes, único filho de Dona Maria, contou com detalhe desde os primeiros momentos que ela apresentou os sintomas e afirmou que a mãe sofreu reinfecção da Covid-19 – Ouça
Mendes fez um breve relato da trajetória de vida de Dona Maria, que seu pai Eliziário (saudoso) a conheceu em Tracupá distrito de Tucano, bem próximo ao Jorrinho, vieram para Riachão do Jacuípe no lombo de jumentos, onde trabalharam na lavoura de sisal, depois ele colocou um restaurante e por fim abriu uma panificadora em Chapada, maior distrito de Riachão.
Em outubro de 1971 vieram morar em Coité onde abriram a Panificadora Ferreira Mendes que completará 50 anos no mesmo local, hoje Mendes Pães. “Ela se afastou agora por causa da pandemia, mas ainda assim, tirava um dia da semana para ir ‘recarregar as energias’, ficava algumas horas e voltava pra casa”, contou Edvaldo.
Fatos que marcaram a vida de Dona Maria: participação e recebimento do certificado de conclusão do Curso da Universidade da Terceira Idade (UATI) e conseguido tirar habilitação para dirigir veículo aos 75 anos. A Mendes Pães ter recebido vários destaques da CDL como melhor panificadora e quem estava sempre lá para receber o certificado era Dona Maria.
Quem marcou presença para se despedir de Dona Maria mesmo que distante do caixão, foi a senhora Laurita, fundadora do Grupo da Terceira Idade de Bem Com a Vida. Ela disse que Maria teve participação ativa no grupo, participava de reuniões e viagens, inclusive venceu o concurso de Miss Terceira Idade que era realizado todos os anos.
Dona Laurita relatou que Maria Ferreira era muito presente e sempre disposta a ajudar quem dela precisava – Ouça
Veja o vídeo do momento que o padre inicia o ato de encomenda do corpo