O assunto de maior repercussão na semana em todo estado da Bahia foi a explosão de uma casa onde funcionava uma fábrica clandestina de fogos de artifícios na tarde da última quarta-feira, 14, que resultou na morte de um casal e deixou a filha de 13 anos gravemente ferida. Além da filha do casal, pelo menos outras 6 pessoas ficaram feridas, já que a explosão atingiu diretamente três casas além de outras próximas ao local.
Desde o momento que aconteceu a explosão que chamou a atenção de todos moradores de Crisópolis, município da Microrregião de Alagoinhas, grupos de socorristas do Corpo de Bombeiro, SAMU e da Defesa Civil iniciaram os trabalhos a procura de sobreviventes e resguardar a área atingida, após socorrer os feridos os grupos trabalharam no sentido de localizar o casal desaparecido que só foi encontrado por volta das 20h.
Na quinta-feira, entrou em ação as máquinas da Prefeitura para retirada dos destroços, e nesta-sexta, 16, continuava o trabalho. Moisés Gomes de Carvalho, cunhado de Ebervan Souza Reis, de 49 anos, morto ao lado da esposa Fernanda Santana Batista, de 35, levou um susto muito grande, pois tinha deixado o local minutos antes.
Moisés narrou a situação ainda bastante abalado, afinal ele tinha saído do local minutos antes e quando se deslocava para o trabalho ouviu a explosão e retornou preocupado com o estado de saúde da esposa. Veja o relato dele na reportagem de vídeo abaixo desta matéria.
A engenheira civil Natielle da Silva Santos Souza formada há um ano disse ao repórter Valdemí de Assis que é algo que vai carregar na memoria pra toda vida. Designada pela Prefeitura para acompanhar a situação dos imóveis que sofreram algum tipo de dano em consequência da explosão, ela explicou caso a caso. (Vídeo).
O prefeito Leandro Dantas (PSB) estava no gabinete no momento da explosão e disse que ouviu a explosão e um abalo. Segundo ele até a tarde desta quinta os servidores do município já tinham tirado quase 100 caminhões de entulhos. (vídeo)
O deputado Alex da Piatã disse que constatou in loco que a situação foi mais grave do que viu em videos e fotos (Veja o vídeo).