A Prefeitura do Município de Itiúba no território do sisal iniciou as exonerações dos nomeados que configuram como nepotismo na atual gestão.
Segundo o Cidade Noticias, após o Ministério Público estadual acatar a denuncia feita pela vereadora Vivia de Covas (PCdoB) e recomendar ao Município que os nomeados fossem exonerados em um prazo de 30 dias, cerca de 20 pessoas foram exoneradas no último dia 30 de abril.
Ainda de acordo com o portal, ao todo foram indicados mais de 80 nomes que envolvem desde parentes do prefeito até secretários.O Ministério Público ainda não se manifestou sobre as exonerações restantes.
Nepotismo
O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.
CN | Cidade em Noticiais