Em menos de uma semana, dois animais cuja espécie está seriamente ameaçada de extinção no Brasil foram encontrados mortos às margens da rodovia BA 120 nas proximidades da Fazenda Pombo, município de Queimadas no sentido Santaluz. Os registros foram feitos por ciclistas e corredores que costumam passar pelo local.
O professor Sérgio do Mainar faz parte do grupo de ciclistas que registrou um dos animais mortos nesta segunda-feira, 07, o outro animal morto foi encontrado há quatro dias na mesma região.
Sérgio disse ao CN que fez uma breve pesquisa sobre o felino e concluiu que trata-se gato-do-mato-pequeno, ameaçado de extinção em todo o Brasil, tem de 60 a 97 cm, pesando entre 1,5 kg e 3 kg.
Com 11 meses de idade o bicho já pode reproduzir, e depois de uma gestação de 63 a 76 dias, pode ter de 1 a 4 filhotes. Ele alimenta-se de mamíferos, aves, anfíbios e até alguns invertebrados. “O gato-do-mato vive solitário e prefere sair sempre à noite, mas em raros momentos pode ser visto durante o dia”, disse.
De acordo com Aslan Silva da Associação Ambiental Amigos da Terra – AACEP, os ‘gatos maracajás’ ou ‘gatos do mato’, são animais silvestres protegidos e que não podem ser caçados. Como as imagens revelam atropelamento, nenhum crime foi tipificado.