Na Bahia desde o início da semana, onde fez gravações em Monte Santo, Canudos e almoçou eu Euclides da Cunha com o prefeito pedetista Luciano Pinheiro, o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, conversou nesta quinta-feira (10) com a imprensa estadual diretamente de Salvador, por meio de uma coletiva virtual da qual o Calila Notícias marcou presença.
Na entrevista, Ciro falou sobre a política nacional e local, fazendo duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até ao senador Jaques Wagner (PT), provável candidato ao governo do estado em 2022. Ciro afirmou, por exemplo, que Bolsonaro está destruindo o país. Ele também chamou de “perversa” a política econômica das épocas de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Lembrado de que o PDT apoiou o PT nas eleições para governador nos últimos anos, Ciro afirmou que não há incoerência nisso e no fato dos pedetistas conversarem agora com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, virtual candidato ao Palácio de Ondina em 2022. “Não há incoerência nenhuma. Estávamos na luta para reeleger Rui Costa (PT) e estávamos com Jaques. Não estamos arrependidos. Mas queremos olhar para o futuro neste momento, e não para o passado”, enfatizou.
Ciro admitiu que tem conversado com ACM Neto, mas ressaltou que não há ainda nenhum acordo com o DEM, nem nacionalmente e nem na Bahia. “Não há nada conclusivo, nada fechado, de ninguém com ninguém. O STF (Supremo Tribunal Federal), ao devolver as franquias eleitorais para o Lula, antecipou em quase dois anos o processo eleitoral brasileiro – com um calor artificial”, declarou.
“Temos sim conversado bastante (com ACM Neto). Conversado sobre o Brasil, pandemia e o futuro do país. Quem conduz essas conversas é o presidente (nacional do PDT) Carlos Lupi. Ele tem a procuração para fazer os entendimentos”, acrescentou Ciro.
Ele afirmou que, como as conversas ainda não são conclusivas, é cedo para falar que o PDT pode integrar uma eventual chapa de ACM Neto na Bahia em 2022. Um dos cotados para ocupar uma vaga na chapa, o presidente do partido na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, participou da coletiva virtualmente. Quem também marcou presença foi a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Mattos, cotada para ser candidata a deputada federal ou estadual pelo PDT.
Foi franqueado para cada jornalista o direito de fazer uma pergunta a Ciro Gomes, em relação a pergunta de Raimundo Mascarenhas sobre economia, de modo especial os altos lucros dos bancos com cobrança de taxas com valores muito altos e não oferecem serviços dignos aos clientes. Ouça abaixo o que ele pensa em relação a isto