Índios Kiriris estão realizando bloqueios nos principais acessos à sede do município de Banzaê na microrregião de Ribeira do Pombal desde a noite de sexta-feira, 25, após a morte do mais velho conselheiro da Aldeia Marcação, o índio José Francisco dos Santos, de 84 anos.
Os bloqueios estão sendo realizados na Rodovia BA 388, nas proximidades da Aldeia Marcação, bem como na Aldeia Mirandela e Aldeia Pau Ferro e a principal reivindicação é a prisão do motociclista que atropelou o idoso. Os indígenas estão permitindo a passagem apenas de veículos da saúde e viaturas.
O Calila Notícias apurou que, com o fechamento da BA-388 que dar acesso a cidade de Banzaê, a circulação de veículos e motocicletas foi maior pela estrada da Aldeia Mirandela, que faz contorno no território para acesso a cidade, mesmo sendo por uma distância três vezes mais. No início da noite de sábado também foi fechada a estrada de Mirandela e praticamente ninguém tem acesso a cidade.
O acidente
O repórter Bruno Matos Cezar do Banzaê News disse ao Calila que o acidente aconteceu por volta da 20h de sexta-feira (25), na Aldeia da Marcação (tribo indígena Kiriri de Banzaê), envolvendo uma motocicleta que atropelou o conselheiro indígena José Francisco. Ele foi socorrido por familiares, visto o acidente foi próximo à sua casa, quando ele voltava da praça da comunidade de Marcação. O idoso costumava sempre fazer esse trajeto para conversar com amigos, quando foi atingido pela moto, cujo condutor não foi identificado.
O idoso ainda com sinais vitais foi levado para Ribeira do Pombal, mas faleceu pouco tempo depois de chegar ao HRST (Hospital Regional Santa Tereza).
Quanto ao motociclista tem duas versões uma que ele fugiu do local e deixou a moto e outra que foi socorrido para uma unidade de Saúde em Banzaê, mas teria fugido do local enquanto estava em observação.
Vale lembrar que a BA 388 é a principal ligação de Banzaê a BR 110, os motoristas/motociclistas encontram várias placas informando das áreas indígenas e pedem redução da velocidade.
Redação CN