A população de Retirolândia um dos 20 municípios que compõe o Território do Sisal da Bahia comemora nesta terça-feira, 27, seu 59º aniversário de emancipação política e administrativa. Por conta da pandemia pelo segundo ano consecutivo a comemoração é simbólica.
História
Retirolândia nasceu de uma pequena fazenda integrante do município de Conceição do Coité, cujo proprietário era José de Chiquinho, fazenda esta que recebeu o nome de Retiro Velho. Nesta propriedade existia uma cajazeira, em redor da qual se abatia gado todos os domingos, isto atraiu pessoas de localidades vizinhas a fixar-se nas terras.
Em 1951, já bastante desenvolvido, seus moradores resolveram mudar a denominação para Retirolândia. Criou-se a Vila em 1953 e a sede distrital recebeu o foro de cidade com a Lei nº 1.752 de 27 de julho de 1962.
Após o desmembramento, desenvolveu-se um maior interesse político pela gestão do município. Desse modo, os habitantes do novo município revelaram o desejo espontâneo de que o primeiro prefeito fosse um homem simples, dinâmico, um “Homem do Povo”, perfil esse condizente com o do Senhor Bento Eloy de Araújo. Entretanto, em virtude de já estar residindo na Cidade de Conceição do Coité, naquela época, declinou carinhosamente da sua candidatura a favor do Senhor Deraldino Ramos de Oliveira, por acreditar que seu amigo levaria à frente o nome de Retirolândia, trabalhando com empenho e dignidade.
A maior festa da Região Sisaleira é realizada na cidade de Retirolândia, a festa tradicional de todos os anos é o São Pedro, que é comemorada no mês de Junho. A festa que tradicionalmente era realizada com trios elétricos que percorriam o circuito na principal rua da cidade, hoje é realizada em um espaço onde aos sábados é realizada a feira livre da cidade.
Sua população estimada em 2017 era de 12.055 habitantes.
Faz limite municipal com Coité, Valente, São Domingos, Riachão do Jacuípe e Nova Fátima.
O atual prefeito é Alivanaldo Martins dos Santos “Vonte do Merim” do PSD. Eleito em 2016 e reeleito em 2020
CN | Fonte: Wikipédia