O deputado Alex da Piatã acompanhou o governador Rui Costa a cidade de Banzaê na segunda-feira, 02, onde se reuniu com prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Semiárido Nordeste II (Cisan) e dentre as obras entregues pelo governo, está à reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela.
Alex da Piatã, ao falar com o CN, lembrou que visitou a aldeia em 14 de setembro de 2019 atendendo ao convite do então vereador Agrício Índio, que também é cacique e conheceu as formas que sobrevivem cerca de quatro mil índios, ou seja, da agricultura de subsistência, fábrica de biscoitos, do artesanato e de programas sociais.
“Me lembro que sentamos na praça com 12 caciques e conversamos com eles sobre suas demandas, e naquele dia visitamos a centenária igreja, construída por jesuítas há cerca de 400 anos. Na localidade, predomina a religião cristã católica e garanti que lutaríamos para que a igreja fosse restaurada e reconhecida como patrimônio histórico, conforme destacada solicitação dos nativos e hoje é uma realidade graças a uma ação determinante do governador Rui Costa com apoio da prefeita Jailma Dantas”, lembrou o parlamentar Social Democrata.
História
A igreja é uma construção do início do século XVIII, executada por indígenas do povo Kiriri, ocupantes originais do território. Devido a sua elevação, a construção de 409 metros quadrados ocupa lugar de destaque na praça principal. Suas características são típicas das catedrais jesuíticas, com três naves cobertas por telhado de duas águas.
A edificação é tombada como patrimônio cultural pelo Ipac e foi totalmente recuperada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em um cuidadoso trabalho de recuperação arquitetônica que faz jus à sua rica história de resistência do povo indígena. A intervenção teve investimento do Governo do Estado, da ordem de R$ 500 mil.
Ao CN, o governador Rui Costa, disse que a igreja tem um valor histórico e simbólico muito grande para a aldeia indígena e que irá ajudar a recuperar também os equipamentos.