Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, no auditório da 4ª Companhia da Polícia Militar de Conceição do Coité uma solenidade que marcou a inauguração do novo sistema de monitoramento eletrônico de câmeras da 4ª Cia.
O ato contou com a presença do comandante do policiamento Regional Leste, coronel Nilton Paixão, tenente coronel Michel Alexander Guimarães Müller de Azevedo do 16º Batalhão, primeiro tenente Laerte Lopes, comandante de 4ª Cia, prefeito municipal Marcelo Araújo, deputado estadual Tom Araújo, vereador José Jailmo (Nego Jai) e Gleide Boaventura presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), todos fizeram parte da mesa. Outras autoridades civis e militares também participaram do evento.
O cerimonial foi conduzido pelo capitão Gilvan Pereira que franqueou a palavra a todos componentes da mesa e em seguida convidou coronel Nilton Paixão, ten coronel Michel Müller, tenente Laerte, Gleide Boaventura, prefeito Marcelo Araújo e deputado Tom Araújo para descerrar a placa e após o descerramento as autoridades conheceram como funciona o sistema.
Sistema de monitoramento
Resultado da parceria entre a Polícia Militar, através da 4ª Cia PM, e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Conceição do Coité, o sistema consiste em uma importante ferramenta de combate e prevenção à criminalidade.
Composto, inicialmente, por nove câmeras de vigilância, posicionadas em pontos estratégicos da cidade e operadas a partir da central de monitoramento, instalada na sede da 4ª Cia PM, o sistema poderá ser expandido para vários bairros da cidade e distritos do município, uma vez que o equipamento utilizado permite a ampliação do número de câmeras.
Com o uso da tecnologia, a Polícia Militar busca prestar um serviço cada vez mais qualificado para a comunidade.
Tenente coronel Michel Müller disse que com este sistema implantado vai permitir que a Polícia trabalhe com mais qualidade – Ouça
O prefeito Marcelo Araújo enalteceu o trabalho do CONSEG e disse que a Prefeitura também vai atender o pedido do tenente coronel Müller de um espaço mais amplo para abrigar a 4ª Companhia e ele sugeriu o imóvel onde funcionou a Creche Titi na Rua Nova que inclusive tem estrutura necessária para pleitear junto ao Governo do Estado transformar em companhia independente, o que segundo ele seria um sonho de consumo da população. “Essa possibilidade existe, não está batido o martelo ainda porque depende da Secretaria de Educação que usa para aulas e teremos que fazer o remanejamento, não é nada pra ontem, vamos amadurecer porque nós entendemos que pra o município é muito importante criar situações pra Polícia Militar para que possamos pleitear o comando independente”, explicou o prefeito.
Quanto a iniciativa da Conseg, Marcelo disse que o município precisa de outras entidades para não esperar apenas do setor público – Ouça
Coronel Nilton Paixão elogiou bastante a atitude da Conseg e disse que iria fazer um convite a sua presidente para uma palestra, segundo ele a Polícia Militar não pode ficar afastada desse processo tecnológico, porque a sociedade cresceu, a criminalidade também aumentou muito e “infelizmente não temos um efetivo suficiente para dar conta do que essa sociedade precisa, então temos que usar novas ferramentas, temos que ter criatividade e essas câmeras que foram entregues a PM de Coité tenho certeza que irá qualificar a segurança pública da cidade”.
Coronel Paixão comanda 99 municípios baianos, segundo ele não vistou todos, mas os que já conheceu Coité é o que está melhor organizado – Ouça
O dia da inauguração do novo sistema de monitoramento de Coité foi marcado também pelo anuncio da mudança de comando na 4ª Companhia, tenente Laerte que está a frente da corporação há seis anos irá comandar a 5ª Cia/Santaluz, ou seja, haverá uma troca de comando, já que capitão Charles deixa Santaluz e vem pra Coité.
Tenente comentou sobre o sistema de câmeras e sua transferência. Ouça
Laerte que é natural de São Domingos disse que está indo pra mais perto de casa, tem o titulo de cidadão coiteense e tem muito orgulho por isso, porém disse que o ciclo de trabalho se encerra em Coité mas num momento muito bom, sabendo que a população está vendo que o trabalho está sendo feito e vai trabalhar numa companhia que tem seu irmão de sangue (tenente Daniel) comandando o Pelotão de Valente. Ele disse emocionado que onde seu pai estiver deve estar feliz por estarem trabalhando juntos.
Para Gleide Boaventura presidente da Conseg a palavra hoje é gratidão, porque o Conselho existe desde 2005 e já implantou sistema de monitoramento, no entanto reconheceu que com o passar do tempo, tudo que é tecnologia se não tiver manutenção acaba. O Conseg também passou um período praticamente parado e foi reativado há quatros anos, segundo ela foram dias difíceis, encontrou muitas barreiras burocráticas, financeiras, mas conseguiram vencer.
Ela disse que o Conselho não se resume as câmeras e lembrou outras conquistas – Ouça
Quem não escondeu a satisfação e emoção por estar de volta a Coité para um grande ato que chega para melhorar a qualidade da segurança pública, foi o major Joilson Lessa comandante da 65ª CIPM de Feira de Santana. Ele lembrou que foi a 4ª Cia foi a unidade que o formou enquanto profissional e veio prestigiar tenente Laerte e todo Conselho Comunitário de Segurança Pública.
Ao comentar o sistema de monitoramento Lessa disse que o projeto nasceu no ano 2005 e exaltou a participação da comunidade coiteense – Ouça
Deputado Tom Araújo disse que foi uma tarde muito especial em Conceição do Coité essa inauguração do sistema de monitoramento e uma coisa que lhe chamou atenção o Conseg que a sociedade civil se organizou e vem funcionando, “eles conseguiram ao longo deste tempo recursos com cada um depositando valor que achava necessário e agora conseguiram comprar essas nove câmeras”, disse o parlamentar.
O deputado disse que a tecnologia chega para ajudar o trabalho da Polícia e muito investimento deve ser feito, comentou a transferência do tenente Laerte e que vai em busca de recursos federais para ajudar. Ouça
O sistema inicia com nove câmeras mas o projeto é ampliar para 16. As autoridades puderam conhecer o recurso da câmera do semáforo que tem a capacidade de aproximar a placa de um carro com aproximadamente 300 metros.
Redação CN