Moradores do povoado Bela Vista no municipio de Cansanção no território do sisal comemoraram no domingo, 26, a 20ª Festa do Pescador. A comunidade que fica as margens do Açude de Camandaroba praticamente sobrevive da pesca e com tanto envolvimento despertou o interesse da professora Maria de Lurdes que realizou o primeiro festival de cultura e já se tornou tradição, inclusive é realizada com bandas e recebe grande público, não foi realizada apenas no ano passado por conta da pandemia do novo Coronavírus e este acontece respeitando o decreto municipal sem banda e sem festa de largo, apenas umas barracas foram montadas para não passar mais um ano ’em branco’.
Segundo informações passadas ao Calila Notícias em Bela Vista praticamente 70% da população sobrevive da pesca e é considerada uma colônia de pescadores, mas segundo o morador Antônio Viana dos Santos, 57 anos, pai de três filhos, disse que a situação está muito difícil, pois, boa parte do pescado que eles comercializam estão vindo de fora. “O pescado daqui de camandaroba tem sido apenas para o consumo e que comercializa tem que trazer de fora a exemplo de Sobradinho”, lamentou senhor ‘Biúga’ como é conhecido o pescador.
O deputado estadual Alex da Piatã recebeu o convite do vereador Adeilton Peixinho Silva (PROS) para conhecer a festa e a real situação vivida pela comunidade onde pediu apoio ao deputado para intermediar junto a Bahia Pesca e demais órgãos competentes, políticas públicas para os pescadores que passam por momentos difíceis e o principal motivo segundo ele, está sendo a estiagem que vem fazendo com que o nível do açude seja reduzido.
O suplente de vereador Robson de Jesus Batista (PROS) conhecido politicamente como Robson do Lajedo, comunidade que fica a cerca de 10 km de Bela Vista reforçou o que disse Peixinho e afirmou que a situação é complicada para quem precisa do açude para sobreviver. “A queda do mercado do peixe é por conta do nível d’água que baixou bastante nos últimos meses e não vem permitindo o desenvolvimento das novas especies de peixes, isto torna insuficiente o trabalho dos ribeirinhos para tirar seus sustentos, o que pescam praticamente só dá para alimentar a família e como muitos precisam de um volume maior para vender nas feiras livres da região precisam comprar de fora”, relatou o suplente de vereador.
O deputado Alex da Piatã que já conseguiu solucionar situações semelhantes em alguns municípios contando com apoio do Governo principalmente através da Bahia Pesca disse que não medirá esforços para ajudar Bela Vista e segundo ele já conhecia o potencial de geração de emprego e renda que é o açude de camandaroba os dos maiores do Nordeste.