Aconteceu na última quinta-feira (23), em Queimadas a segunda edição do “Pedal Amarelo – Pedal pela Vida”, o objetivo do evento foi para reforçar a importância do debate sobre o suicídio e as questões referentes à saúde mental, neste mês do “Setembro Amarelo”.
O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e teve a organização do grupo de bikeTrilheiros da Vila.
A psicóloga Andressa Gabrielle que também é ciclista, ressaltou que o mês de setembro é destinado à prevenção ao suicídio.”É um tema relevante, que muitas pessoas ainda pensam que não deve ser abordado porque falar disso pode incentivar. É exatamente ao contrário. A maioria das mortes por suicídio é evitável e conhecer mais sobre o assunto é essencial para a adoção de medidas que possam ajudar quem está passando por esse problema. A pessoa que pensa em morrer não quer acabar com a vida, mas sim com a dor psicológica. E essa pessoa já não vê alternativa para se livrar dessa dor a não ser a autodestruição”, explicou a profissional.
Para uma das organizadoras do evento, Paula Araújo, o esporte é um importante fator de proteção da saúde mental e que campanhas para discutir o tema podem contribuir para a prevenção do suicídio. “Por isso pelo segundo ano consecutivo organizamos o “Pedal Amarelo”, que busca unir os apaixonados pelo ciclismo numa manifestação social e ajudar nesse trabalho de conscientização”, afirmou.
O evento começou às 16h com saída da Praça da Bandeira com um percurso de 5 km, passando pelas avenidas, bairros e ruas da cidade.
CN | * Colaborou Professor Sérgio de Mainar