O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santaluz, Joélcio Martins (MDB), foi exonerado do cargo de secretário de Infraestrutura do município, depois de passar pouco mais de nove meses à frente da pasta. A demissão assinada pelo prefeito Arismário Barbosa Júnior (Avante) foi publicada na noite de segunda-feira (20), no Diário Oficial do Município. Joélcio foi substituído por Elíudes dos Santos Reis, que tinha sido demitido do cargo de secretário de Serviços Públicos há pouco tempo.
Segundo o Notícias de Santaluz, interlocutores disseram que a demissão de Joélcio Martins aconteceu depois de forte pressão da Justiça. Ele já havia sido barrado pela Justiça Eleitoral de concorrer ao cargo de vice-prefeito do município nas eleições 2020 com base na Lei da Ficha Limpa, por ter cometido crimes contra o patrimônio público. Na época, ele já tinha sido condenado por desvios de recursos públicos pelo TCU, TRF da 1ª região e respondia por ações de improbidade administrativa na comarca de Santaluz.
Ainda de acordo com o site, a saída de Joélcio Martins do primeiro escalão da gestão municipal se dá num momento em que o MDB parece estar cada vez mais isolado politicamente, inclusive com a demissão de nomes ligados ao ex-prefeito.
Por outro lado, a sigla vê grande parte da articulação política do governo Arismário voltada para a aliança com o PT, que após mudanças recentes ganhou ainda mais poder e passou a comandar secretarias consideradas estratégicas como Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Saúde, em um movimento que também garantiu uma vaga na Câmara Municipal para o até então segundo suplente de vereador Pedro do Salão (PT), aliado de primeira hora do prefeito.
CN | Fonte: Notícias de Santaluz