O governador Rui Costa acompanhado pela secretária estadual da Saúde em exercício,Tereza Paim, cinco deputados federais, dez estaduais além do senador Jaques Wagner, cuja comitiva foi recepcionada por prefeitos, vices, vereadores, ex-prefeitos, dos municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Sisal (CONPIS), presidido pelo prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), inaugurou em Serrinha na manhã e início da tarde desta segunda-feira, 13, a 21ª Policlínica Regional de Saúde. A cobertura proporcionada por unidades regionais de saúde atende a 94% da população baiana.
O governador disse que foram investidos cerca de R$ 29,1 milhões, entre obras, equipamentos e veículos, e irá atender aproximadamente 500 mil habitantes de 14 municípios da região centro-leste da Bahia. “Ao todo, 391 dos 417 municípios baianos já têm acesso a policlínicas, que realizam gratuitamente os exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, lembrou Rui Costa.
Rui afirmou que outros pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser incluídos entre os serviços oferecidos pelas policlínicas. “Nós estamos zerando a fila de tomografia, de ressonância e de outros exames onde nós implantamos as policlínicas e vamos aumentando a eficiência da nossa gestão. Agora nós estamos contratando alguns procedimentos para fazer na própria policlínica. Além do diagnóstico na oftalmologia, por exemplo, como a policlínica está habilitada para pequenas intervenções, nós vamos contratar o serviço para fazer os procedimentos, inclusive de catarata, para não precisar remeter o paciente para outro lugar”, disse o governador.
Durante o discurso o chefe do Executivo baiano lembrou os laços afetivos e familiar com o município de Serrinha onde nasceu sua mãe, na oportunidade ele autorizou o prefeito Adriano Lima (PP) preparar um projeto para asfaltar as ruas ao entorno da Policlínica para facilitar os acessos dos ônibus e evitando transtorno no trânsito local.
Exames, consultas e procedimentos gratuitos para quem mais precisa
As policlínicas são construídas e equipadas com recursos estaduais. Durante a operação da unidade, o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população. O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região do Sisal reúne os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente. Todos os prefeitos estiveram presentes com exceção do prefeito Marcelo Araújo (DEM) que está em São Paulo acompanhando seu irmão Tom Araújo, deputado estadual (DEM) que passou por uma cirurgia no último sábado (11).
O que a Policlínica oferece?
A policlínica em Serrinha oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia. As especialidades não médicas são farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia.
“É um equipamento muito importante para a região do Sisal. Também é muito importante que a população procure a atenção primária do seu município e, a partir daí, ela vem com a consulta marcada, agendada, com transporte, toda segurança e agilidade nas consultas e resolutividade das suas doenças. Há sala do pé diabético, um tomógrafo, ressonância, mamografia, exame de raio-x e uma complexidade de médicos especialistas para atender a eco, oftalmologia, ultrassonografia e todos os exames”, explicou Tereza Paim.
Para levar os pacientes de seus municípios até a policlínica, o Governo do Estado adquiriu sete micro-ônibus com ar-condicionado e acessibilidade e quatro vans, que fazem o transporte diariamente. (Na foto Flaviano Oliveira, motorista da Van de São Domingos, Wagno Oliveira, Coité e Nelson Evaristo, Barrocas).
A unidade em Serrinha gera 84 empregos diretos e dentre as especialidades médicas, destaque para as áreas de oftalmologia, ortopedia, cardiologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia e radiologia. A policlínica conta também com enfermeiros, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, psicólogo e assistente social.
“Curtinhas” do ato de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Serrinha