A polícia registrou a morte por asfixia de dois trabalhadores na tarde desta segunda-feira (11), dentro de um garimpo de esmeraldas na localidade de Boi Morto, na região de Socotó, na zona rural de Campo Formoso (BA).
Segundo as informações colhidas pela reportagem da 98 FM com o dono do garimpo, Pedro José de Jesus, as vítimas teriam ligado um motor para retirar a água do corte com 18 metros de profundidade, porém o equipamento começou a apresentar defeito e gerou fumaça tóxica, que causou os óbitos.
As vítimas foram identidades por Sebastião Manoel dos Santos, conhecido por Panta, de 46 anos, que residia em Boi Morto, e Zé Leria, do povoado de Tiquara. Os corpos recolhidos por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim município vizinho.
Um representante da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB) informou à reportagem da 98 FM que o garimpo em que as mortes foram registradas está fora da área de abrangência das minas em fase de legalização para a exploração mineral após a emissão de licenças do Ministério de Minas e Energias e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).
CN | Fonte: 98 FM