O Calila Noticias traz no dia 9 de cada mês o balanço da Covid-19 nos 20 municípios do território do sisal. A escolha do dia 9, e não início ou fim do mês foi pelo fato de a primeira morte pela doença na região ter ocorrido no dia 8 de abril de 2020.
Neste sábado trazemos os mais recentes números com base nas publicações de boletins dos municípios que compõem o território. No gráfico abaixo as informações dos municípios em azul correspondem aos boletins atualizados até sexta-feira dia 8. A cor cinza representa atualização entre o primeiro dia de agosto ao dia 7.
O município de Queimadas que não divulga casos confirmados encontramos a quantidade tomando como base os recuperados, os casos ativos que está zerado até o último boletim e óbitos. O mesmo fizemos com Cansanção que não divulga recuperados.
O município de Lamarão é novidade, a Prefeitura nunca divulgou boletim em rede social, no entanto, nossa redação encontrou uma página que informa a ultima atualização no dia 5 deste mês.
Candeal deixou de divulgar número da covid e nos últimos três meses não foi possível ser citado, neste levantamento, no entanto, para não deixar de fora apenas este município pegamos informações com base nos números da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) que nem sempre acompanha na mesma velocidade os números do boletins municipais, mas diante da realidade atual de queda em todos registros a diferença deve ser minima.
Concluímos que os números são animadores onde a grande maioria dos municípios registrou mais cura que novos infectados e apenas dois municípios se apresentaram como ‘pontos fora da curva’ Araci e Barrocas juntos tem metade dos casos ativos em relação aos outros 18.
A quantidade de óbitos foi a mais baixa em mais de um ano, 06 no total: Serrinha (1); Araci (1); Tucano (1); Valente (1); Itiúba (1); Nordestina (1), porém somados aos 7 de Lamarão que entrou pela primeira vez somam 13.
A taxa de letalidade também teve queda era 1,44% e agora está em 1,39%. Nordestina mantém a maior taxa com 3,70% e Candeal a menor 0,45%, Coité o que mais registrou casos tem a segunda menor taxa, 0,52%.