Sabe aquelas situações que você não vê, mesmo estando presente nos eventos, tipo comportamento dos convidados, das autoridades, fatos curiosos? O CN está de olho e traz aqui, as vezes no quadro poucas e boas, e nas ‘curtinhas’ como é o caso do que os repórteres registraram na solenidade de sexta-feira (05), durante a entrega da ampliação da sede do Poder Legislativo em Riachão do Jacuípe, município localizado no território do Jacuípe.
Idealizador ausente – O ex-vereador e também ex-presidente da Câmara, Toninho da CTI, do DEM, não esteve no evento de entrega da segunda etapa das obras da sede da Câmara de Vereadores. Toninho da CTI só conseguiu construir o plenário, mas na disputa pela reeleição, não conseguiu êxito. Coisas da política: Toninho da CTI é ligado ao grupo do prefeito Carlos Matos, mas conseguiu o local com seu opositor, o ex-prefeito Zé Filho (PSD). Zil do Barreiros, eleito com os votos dos vereadores da oposição, conseguiu adiantamento do duodécimo com o prefeito Carlinhos, de quem é opositor, para conclusão da obra. Verdadeira política moderna.
Salas próprias – Além dos 13 vereadores, os funcionários da Secretaria também ganharam uma sala nova e homenagearam o funcionário publico Izauro Souza Ferreira. As bancadas de oposição e situação receberam salas para reunião e homenagearam lideres rivais do passado. A oposição homenageou Manoel Santos Mascarenhas, mais conhecido com Dr. Neco, conceituado advogado da época. A situação, o médico Dr. João Campos, que por muitos anos manteve a direção política do município.
Só um ex-prefeito foi ao evento – José Raimundo Martins foi o único ex-prefeito a prestigiar o evento. Zé Filho pediu ao vereador Ninho para lhe representar e Tânia Matos mandou seu filho Érico Matos. Aos representantes foi concedida a palavra e chamados para mesa e Zé Raimundo, ficou em silêncio.
Ex-vereadores tiveram vez
Três ex-vereadores foram prestigiados ao serem chamados para fazer parte da mesa e como se não bastasse usaram a tribuna. Lucas Willian, Catarina e Robinho, este último disse que estava ‘matando saudades.
Vereadores da situação foram à minoria – Dos cinco vereadores eleitos pela situação, apenas dois ficaram durante todo evento: Chuá da Farmácia e Xavier. Nem de Aureliano ficou alguns minutos e os vereadores Professor Leo e Median da Chapada não apareceram. Dois eleitos pela oposição, Franklin já aderiu à situação, mas não foi ao evento. Pela oposição, além do presidente da casa, Zil de Barreiros, Ninho e Beto de Eny, participaram do ato.
Prefeito inquieto – Carlos Matos, prefeito do DEM estava bastante inquieto. O gestor, sentava, levantava, ia ao corredor, mexia no celular, enfim, se perguntar o que falaram nos pronunciamentos, acredito que não saiba. Até mesmo quando foi saudado pelo deputado federal Daniel Almeida, o prefeito estava fora da cadeira, outros oradores tinham saudado Carlinhos Matos sem que ele estivesse na cadeira antes de Daniel.
Prefeito democrático – Carlinhos aproveitou para falar do bom relacionamento com seus adversários. Ele disse que divergem nas idéias, porém não mistura gestão e política. “Nós gastamos aqui (Riachão) mais de R$ 100 mil com coisas que são obrigações do estado, mas o estado retribui”. É possível que o refeito esteja preparando o espírito dos políticos de oposição para visita de Rui Costa que possivelmente acontecerá na próxima semana.
Está faltando mulheres na Câmara – A deputada Neusa Cadore lamentou a falta de mulheres na Câmara. “Nenhuma mulher neste plenário de 13 homens. A candidata Robenilta da Saúde foi a que chegou mais perto de eleger. Ela obteve 408 votos. Sem a presença de vereadoras, Neusa fez seus elogios a Major Maria Aparecida, comandante da 90ª Companhia Independente de Polícia Militar sediada em Riachão do Jacuípe.
No Chile as candidatas mulheres foram as mais votadas nas últimas eleições – O deputado federal Daniel Almeida, lembrou que as mulheres estão avançando e citou o exemplo do Chile e para a Assembléia Constituinte, as mulheres foram as mais votadas, porém a lei de igualdade de gênero, criada para evitar um predomínio masculino, obrigou-as a ceder vagas aos homens.
Força da família Nunes na política – Zil disse que desde a década de sessenta que a família Nunes, predominante do Distrito de Barreiros, tem presença na política de Riachão do Jacuípe. “Eu sou José Silvestre Nunes da Silva, também Nunes e agora meu neto José Nunes, de cinco anos, já fala em ser prefeito de Feira de Santana”.