O Município de Retirolândia através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se manifestou a respeito deret uma reportagem publicada na manhã desta segunda-feira, 22, no CN após comerciantes do Ponto da Pinha, comunidade as margens da BA 120, sentido Retirolândia – Coité procurar o site para denunciar o mau cheiro que está tomando conta da localidade e que os comerciantes estão sofrendo com a queda nas vendas por conta de um chiqueiro de porcos (pocilga) que tem provocado o mau odor.
Os comerciantes disseram que a Prefeitura tem conhecimento do caso e que nada vem sendo feito para resolver o problema, porém o setor responsável entrou em contato com nossa redação com a seguinte justificativa: “Informamos que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Retirolândia, Secretário Marinaldo Maciel, assim que soube da situação da pocilga fez inspeção no local e notificou o proprietário, o qual se comprometeu em resolver a situação dentro do prazo estabelecido, ou seja, ele tem até o próximo dia 27 para resolver o problema. A notificação aconteceu na última quarta-feira, dia 17/11. Segue notificação em anexo.
Antes de a Prefeitura se manifestar, uma mulher que não se identificou entrou em contato com nossa redação por celular e a mesma informou que ‘houve exagero’ ao falar que tem 30 dias de mau cheiro em Ponto da Pinha. Ela admitiu que o mau odor é sentido na referida comunidade, mas começou após as últimas chuvas, e que os responsáveis tinham procurado a Prefeitura pedindo apoio com uma retroescavadeira para abrir valas e tirar a água empoçada, que a Prefeitura tinha prometido mandar a máquina nos próximos dias. Mas essa informação não é de conhecimento do secretário Marinaldo Maciel.
A pessoa que manteve contato se comprometeu também a enviar uma nota, mas até a publicação desta reportagem não encaminhou. O espaço permanece aberto.